Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa Meio-Norte lança feijoada de carne caprina

postado em 16/06/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A feijoada light de carne caprina defumada, desenvolvida pela Embrapa Meio-Norte, foi uma das atrações da abertura do XIV PECNORDESTE - Seminário Nordestino de Pecuária e da Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários, no Centro de Convenções de Fortaleza. O evento, que prossegue até o dia 17 deste mês, reúne pesquisadores, produtores e expositores de praticamente todo o país.

Criada pelo pesquisador Geraldo Magela Carvalho com o apoio do analista Marcos Jacob Almeida e da culinarista Conceição Alves, a feijoada light é o prato ideal para quem quer distância de muitas calorias e do colesterol LDL, conhecido como "o mau colesterol." A carne caprina tem, a cada 100 gramas, 122 calorias, 23 de proteínas, 2,6 gramas de gordura total, 0,8 de gordura saturada e 3,3 microgramas de ferro.

Uma feijoada light para 15 pessoas leva um quilo e meio de feijão-preto e os ingredientes oriundos dos caprinos devem ser todos defumados: 500 gramas de costela de caprino, 300 gramas de linguiça de caprino, quatro pés de caprino, um rabo de caprino, 200 gramas de músculo de caprino, 1 colher de sopa de orégano, 1 colher de sopa de alecrim, 1 colher de sopa de cominho, 1 colher de sopa de pimenta-do-reino moída , 1 colher de sopa de corante, uma xícara de chá de vinagre branco, um tomate, uma cebola, um pimentão, uma xícara de chá de cheiro-verde picado e duas colheres de sopa de azeite de oliva.

Para preparar a iguaria, é necessário deixar o feijão de molho por 3 horas. Em seguida, cozinhá-lo por 20 minutos em uma panela de pressão e depois reservá-lo. Corte a carne em pequenos pedaços e lave em água corrente. O tomate, a cebola, o pimentão e o cheiro-verde devem ser cortados em pequenos pedaços e separados em porções, inclusive o sal e o corante.

Tempere a carne com as ervas e o corante e acrescente o vinagre e os temperos. Aqueça o azeite em uma panela de pressão e refogue meia xícara de cheiro-verde. Misture a carne e deixe cozinhar por 20 minutos, ou até ficar macia. Em seguida, junte a carne ao feijão reservado e deixe cozinhar até engrossar o caldo. Por último, prove o sal, acrescente o restante do cheiro-verde e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Sirva com arroz branco, farofa, couve-folha refogado e laranja fatiada.

A reportagem é da Embrapa Meio-Norte, adaptada pela Agência de Notícias de Caprinos e Ovinos e pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade