Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa: Pedro Arraes é o novo diretor-presidente

postado em 07/07/2009

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O presidente em exercício, José Alencar, nomeou ontem (6) Pedro Arraes Pereira como novo diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), no lugar de Silvio Crestana, exonerado do cargo a pedido.

A nomeação de Arraes foi publicada hoje (7) no Diário Oficial da União. Ele é o atual chefe-geral da unidade Embrapa Arroz e Feijão, que fica em Santo Antônio de Goiás (GO).

Pedro Arraes, 56 anos, é carioca e formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem mestrado e doutorado em Melhoramento e Genética de Plantas pela Universidade de Wisconsin, Madison, Estados Unidos. Seu pós-doutorado em Genética Molecular e Marcadores Moleculares no Feijoeiro Comum foi concluído em 1996 na Universidade da Califórnia, Davis.

Ingressou na Embrapa em janeiro de 1980. Após seu doutorado, ajudou a Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia - GO) a implantar a filosofia de melhoramento genético integrado de feijão, com o uso de genótipos nativos e cultivados, o que resultou no lançamento de variedades de expressiva repercussão no mercado de feijão. No retorno do seu pós-doutorado, estruturou o laboratório de marcadores moleculares, essencial para os trabalhos de biotecnologia. Coordenou vários projetos de pesquisa, orientou teses, participou de mais de 80 reuniões científicas nacionais e internacionais, foi bolsista do CNPq de 89 a 95 e publicou 50 trabalhos científicos, onde se destacam seis trabalhos de alcance internacional.

Pedro Arraes acumulou significativa experiência internacional ao participar de missões oficiais do Governo Brasileiro na China e Egito, de fóruns organizados pela FAO, no Banco Mundial e no Banco Interamericano em Washington (EUA), bem como nos painéis de avaliação de centros internacionais e de seleção de membros para o Conselho de Ciência do CGIAR (Consultative Group on International Agricultural Research.

Como gestor, foi coordenador do Labex dos Estados Unidos, o primeiro dos Laboratórios Virtuais da Embrapa no Exterior, de 2004 a 2007, e membro do Fundo Setorial do Agronegócio representando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de 2001 a 2003. Na Embrapa Arroz e Feijão, foi chefe geral de 1997 a 2004 e chefe de pesquisa de 1989 a 1995. Era, novamente, o chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão, posição que deixou para assumir o cargo de Diretor-Presidente da Embrapa.

A exoneração de Crestana foi publicada ontem (6), com data retroativa a 30 de junho.

As informações são da Agência Brasil e da Embrapa, adaptadas e resumidas pela equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Paulo Westin Lemos

Campo Grande - Mato Grosso do Sul - Produção de gado de corte
postado em 07/07/2009

Parabéns ao Dr. Pedro Arraes, novo diretor-presidente da EMBRAPA que é um orgulho para o Brasil. Como Engenheiro Agrônomo e Pecuarista, procuro sempre estar em contato com o CNPGC ou EMBRAPA-Gado de Corte de Campo Grande-MS há muitos anos, sem dúvida uma referência mundial em gado de corte. Entretanto, o que se percebe é que no governo Lula, houve um grande corte nas atividades do Centro. Com um time de pesquisadores e técnicos de altíssimo nível, que já contribuíu enormemente para nossa pecuária, o que notamos é que as pesquisas estão devagar, os cursos típicos como Manejo de Pastagens praticamente acabaram e continuam apenas as áreas que contam com patrocínio de empresas. Espero que a nova presidência consiga suprir melhor as necessidades de recursos do CNPGC para que ele expresse todo o seu enorme potencial.
Se o Brasil conquistou o nível de maior exportador de carne bovina do mundo, em grande parte devemos à Embrapa-Gado de Corte. Que este mérito seja devidamente reconhecido e apoiado à altura.
Grande abraço e sucesso.

Franco Ottavio Vironda Gambin

Jambeiro - São Paulo - Produção de leite
postado em 07/07/2009

Parabems ,já que temos um especialista em" feijão com arroz" ,lembre-se do nosso "leite "de cada dia , bom trabalho e um abraço a toda a Embrapa.At Franco

Julio Cesar dos Santos

São Paulo - São Paulo - .
postado em 07/07/2009

Peço licença ao Sr. Paulo Westin Lemos para usar suas palavras de congratulações ao Dr. Pedro Arraes, desejando-lhe sucesso nessa nova empreitada, bem como me juntar ao reconhecimento do papel fundamental/essencial da CNPGC no alcance de destaque da pecuária nacional e, ademais, explicitar nossa expectativa de maior apoio - financeiro, operacional e estratégico - à esse centro de excelëncia da pesquisa agropecuária.

Avalio que, mesmo à distäncia, em meu papel de pecuarista, estou sempre buscando e desenvolvendo conhecimentos e aplicando-os na prática do meu negócio pecuário no Estado do Tocantins. Devo muito à CNPGC por esses conhecimentos. Todavia, estou vendo técnicos / pesquisadores se aposentarem e não vejo o mesmo empenho na busca e continuidade dos trabalhos dos pioneiros, incluindo as áreas citadas pelo Sr. Paulo.

Em suma, sucesso pessoal e profissional ao Dr. Pedro, com nossos votos de que seu trabalho profícuo continuará sendo desenvolvido em prol da sociedade brasileira.

Atenciosamente,
JCS

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade