Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa tenta preservar raça Morada Nova

postado em 21/02/2007

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Visando impedir a perda do genótipo da raça Morada Nova, cujo número de criadores vem diminuindo, pesquisadores estarão traçando estratégias nos dias 22 e 23 deste mês na Embrapa Caprinos para um programa de conservação, caracterização e melhoramento genético. Esses ovinos são importantes para a indústria couro-calçadista.

Pesquisadores do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, São Paulo e Brasília participarão do encontro, que pretende aproximar estudiosos de diferentes áreas de atuação. O objetivo do projeto é ampliar a produção de conhecimentos e tecnologias e melhorar os sistemas de produção de carne e pele com o uso da raça.

Os ovinos da raça Morada Nova foram descritos em 1937 pelo zootecnista Otávio Domingues durante viagem promovida pelo antigo Departamento Nacional de Produção Animal (DNPA) ao município de Morada Nova (CE). O pesquisador Olivardo Facó, da Embrapa Caprinos, destacou que, mesmo com o crescimento do rebanho de ovinos no Brasil, a raça está reduzindo a cada ano porque muitos criadores optam pela criação de outras raças.

"Tal fato tem posto em risco a existência e preservação deste importante genótipo, que, além de pele de excelente qualidade, apresenta rusticidade e adaptação às condições de produções do semi-árido nordestino, sendo capaz de obter elevadas taxas de fertilidade mesmo sob condições menos favoráveis", atestou o pesquisador.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Marcelo Barsante Santos

Uberaba - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 21/02/2007

Acho muito importante a conservação desta raça tão importante como a Morada Nova. Em Franca, SP, há um núcleo pioneiro na raça, que é criada na região a quase 40 anos. A indústria calçadista agradece. Lembrando que sem o Morada Nova o Santa Inês não existiria.

Marcelo Barsante, Neo-Ovinos Consultoria

Eduardo A Cunha

Nova Odessa - São Paulo - Pesquisa/ensino
postado em 22/02/2007

O Instituto de Zootecnia vêm trabalhando na preservação e estudo da raça Morada Nova visando a sua utilização para a produção de carne e já foi observado além da sua rusticidade têm um excelente acabamento de carcaça.

Infelizmente, devido ao pequeno rebanho que dispomos outros estudos, tais como cruzamentos e alimentos alternativos para acabamento das carcaças ainda não estão sendo realizados, mas acreditamos que em breve com o aumento do plantel teremos esses estudos, porém o mais importante e não deixarmos acabar a raça Morada Nova, pois ela têm um enorme potencial que não está sendo valorizado pelos ovinocultores. Vamos acreditar na Morada Nova.

Eduardo Antonio da Cunha
Unidade de Ovinos
Instituto de Zootecnia
Nova Odessa - SP

Jeovah Junior Cordeiro Maciel

Fortaleza - Ceará - Servidor Público Federal
postado em 23/02/2007

Por 20 anos trabalhei com Morada Nova. Trata-se de uma raça, por ter sido formada pelos lados de cá, perfeitamente adaptada ao semi-árido, os paulistas de Franca descobriram seu potencial, e, já possuem um plantel que fornece peles, por ser de primeira qualidade, para suas fábricas de calçados etc.

Na culinária seu sabor é especialíssimo!

Concordo em gênero, número e grau com o trabalho que a minha vizinha Embrapa está se propondo a fazer. Nunca é tarde para se iniciar um projeto vantajoso, apenas, vejo que está sendo realizado com um retardamento grandioso, pois, muitos criadores (coloco-me entre eles), por conta da consangüinidade existente, com reflexo acentuado na carcaça, e no nascimento de animais com problemas, desistiram, pois, a desvantagem ficou muito grande com relação a outras raças.

Particularmente, fiz pesquisas, e, através de amigos, cheguei a contatar pessoas conhecedoras da raça Bordaleiros Portugueses, mas...

A Embrapa, através da sensibilidade da Dra. Maria Pinheiro, do seu competente corpo técnico e da facilidade de proceder, talvez, alguma importação, se for o caso, poderá concretizar o sonho de criadores nordestinos, incusive o meu, que deixei de criar a raça, mas continuo um admirador do maravilhoso Morada Nova, quê "TAL QUAL O SERTANEJO, TAMBÉM, É ANTES DE TUDO UM FORTE" (Euclides da Cunha).

Jeovah Maciel

Gláucio José Araujo Vaz

Recife - Pernambuco - Produção de leite
postado em 01/03/2007

Parabéns pela iniciativa, a raça Morada Nova é fantástica. Estou criando a cinco anos e apesar de algumas dificuldades estou fazendo minha seleção e já penso que este ano irei visitar algumas exposições especializadas em caprinos e ovinos nativos levando alguns animais poderão ser comparados com de outros criadores.

Abraço a todos que acreditam neste fabuloso animal.

Gláucio Vaz - Pedra PE

Renato Cezar de Oliveira Andrade

Xique-Xique - Bahia - Revenda de produtos agropecuários
postado em 14/04/2008

Sou um pequeno criador aqui ma cidade de xique-xique -bahia da raça Morada Nova, e tambem tenho cabras de varias raças, mas ultimamente gostaria de contato sobre a raça Morada Nova pois gostaria de ampliar o meu plantel .

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade