Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Embrapa usa tecnologia de avaliação de alimentos

postado em 10/09/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A unidade de Caprinos e Ovinos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começou a utilizar uma tecnologia de avaliação de alimentos trazida da Síria. A tecnologia, chamada cromatografia gasosa, é usada no país árabe para avaliação da gordura de produtos de caprinos e ovinos, como carne, leite e queijos, além de peles. Ela está disponível há cerca de um mês na unidade, segundo o chefe de pesquisa, Marco Bomfim, para experimentos da Embrapa e instituições de pesquisa parceiras.

A cromatografia gasosa não é originária da Síria, mas é dominada e funciona bem no país, de acordo com Bonfim. Por meio da tecnologia, é possível saber a qualidade da gordura dos produtos, e as quantidades, por exemplo, de gordura saturada no produto.

O objetivo, segundo Bomfim, é abrir mais mercado para os produtos da caprinocultura e da ovinocultura, já que o consumidor procura alimentos cada vez mais saudáveis.

Na prática, ele ensinou a fazer monitoramento do metabolismo dos animais na diminuição dos alimentos. Pelo sistema, os caprinos e ovinos recebem cada vez uma quantidade menor de comida para ver qual é o seu limite, ou que quantidade mínima de alimento conseguem crescer e produzir bem, sem usar as suas reservas de gordura. Essa é uma área, segundo Bomfim, que o Brasil domina. "É preciso deixar um pouco de gordura para épocas de seca", diz o chefe de pesquisa. Com o processo, são gerados alimentos mais saudáveis.

As informações são da Agência de Notícias Brasil-Árabe, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade