Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Encontro em PE visa levantar políticas para o setor

postado em 16/10/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) realizará no sábado (20), o 1º Encontro Estadual de Articulação a Caprinovinocultura. Doze instituições públicas e privadas e 30 associações e cooperativas da cadeia produtiva estarão no Parque de Exposições de Salgueiro, das 8h às 16h, discutindo os problemas e as soluções para o setor. No final do evento, o documento intitulado "O Berro de Salgueiro" conterá os principais pontos da política de desenvolvimento e comercialização da caprinovinocultura em Pernambuco.

Segundo o coordenador do encontro, Francisco Leite Perazzo, o objetivo é organizar, capacitar e melhorar a qualidade da cadeia produtiva de caprinos e ovinos no estado. "Quando começamos só existiam 13 entidades organizadas de pequenos produtores e criadores. Hoje já são 30. Esse é um trabalho que vem sendo articulado com o governo do estado através da Secretaria de Agricultura, Pró-Rural e AD-Diper, além de órgãos como Sebrae e SENAR", revelou.

Até agora já foram realizadas duas rodadas de negócios, uma no Recife e outra em Petrolina. Perazzo explicou que o trabalho da comissão inicialmente visou promover a conscientização dos criadores sobre a união em associações ou cooperativas, depois veio investimento em qualificação dos produtores e melhoria do rebanho para chegar, enfim, à discussão sobre a melhor política de comercialização.

Segundo notícia da assessoria de comunicação da Faepe, Pernambuco é o segundo do ranking nacional e regional, com 1,62 milhão de cabeças, e só perde para a Bahia, que tem uma criação superior a 4 milhões de animais. "A caprinovinocultura é a principal atividade econômica de Pernambuco a partir de Arcoverde, ocupando 25% do território estadual. Petrolina é considerada cidade referência na política de organização da cadeia produtiva caprina, tendo como exemplo o Bodódromo, conjunto de dez restaurantes que são abastecidos com 1 mil animais abatidos por dia. No ano passado, eram 800 abates", informou Perazzo.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade