Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

ES: consócio do carneiro com o café

postado em 14/01/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A técnica é chamada de consócio do carneiro com o café e visa utilizar o animal na lavoura para a limpeza do fruto, adubação do solo, e também para diminuir a agressão ao ambiente local. O produtor, além de diminuir despesas, pode ter uma outra opção de renda.

O engenheiro agrônomo do INCAPER de Alegre/ES, Fabrízio Raggi Abdallah ressalta "que o consórcio busca fazer o controle físico do mato, agregar peso ao carneiro e fazer uma boa adubação do solo com os dejetos dos animais".

Em Cachoeiro de Itapemirim/ES, Vargem Alta/ES e Alegre/ES há casos de produtores que estão experimentando a técnica, e o INCAPER tem acompanhado e orientado sobre métodos literários para a adoção da prática, que ainda é pouco desenvolvida e não existem experimentos que confirmem totalmente que a ação é apropriada para a plantação.

De acordo com a experiência inicial dos produtores da região, o método está sendo bem aceito e pode até mesmo gerar um lucro equivalente a oito sacas de café por ano. Desse modo, o escritório local da região tem avaliado a introdução de cursos que tornem a técnica mais conhecida.

A reportagem é do INCAPER - Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência técnica e Extensão Rural, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (3 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade