Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Espanha: queda no consumo de carne ovina preocupa

postado em 22/10/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os produtores de cordeiro da Espanha destacaram a alarmante queda do consumo dessa carne que, no país, caiu 30% em 20 anos e no último ano tem reduzido consideravelmente, segundo declarou o diretor geral de Oviaragón-Pastores, Francisco Marcén.

À margem da crise econômica, a redução do consumo é um dos problemas que mais ameaça a produção europeia de ovinos, segundo constataram representantes do setor em um Fórum Internacional. Na Espanha, o consumo de carne de cordeiro diminui pelas mudanças de hábitos e de conhecimentos das pessoas, pois é um alimento cuja preparação requer tempo, segundo Marcén.

Os produtores europeus reconheceram que é importante melhorar a inovação, a eficiência e também amortizar os efeitos que a mudança climática pode ter nessa produção.

Marcén insistiu que a concentração da oferta, como no caso de sua cooperativa, tem permitido uma melhor organização, chegar a convênios com a grande distribuição e diversificar mercados. Nesse sentido, ele explicou que esses acordos têm permitido que os supermercados estendam a venda de cordeiro a regiões onde menos se consome, que representam 35% dos compradores espanhóis (Galicia, Asturias, Cantabria, País Basco, Andalucía e Canarias).

O Fórum Internacional sobre Ovinos é uma iniciativa do COPA-COGECA, comitê que agrupa organizações agrárias e as cooperativas comunitárias, com a presença de 130 especialistas de 20 países. A Espanha é o segundo produtor de ovino da UE, somente superada pelo Reino Unido.

A reportagem é do Infocarne, adaptada e traduzida pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade