Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Especialista fala sobre o cobre orgânico

postado em 13/11/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O zootecnista e leitor do FarmPoint Rafael Nepomuceno enviou uma dúvida ao artigo "Incluindo o cobre na dieta", publicado na seção Dicas de Sucesso. O leitor conta que existe no mercado um mineral que possui Mo e S, que tem como função se ligar ao cobre livre na dieta e que o cobre do mineral é orgânico. Rafael gostaria de saber mais sobre a interação desses minerais. O autor Daniel de Araújo Souza enviou a seguinte resposta. Confira:

"Olá Rafael,

Realmente, a relação existente entre os minerais Cu, S e Mo são umas das mais complexas que existe. A interatividade existente entre tais minerais é imensa, e tanto o excesso quanto o déficit de qualquer um deles interfere não apenas na absorção, mas também, no metabolismo dos mesmos no organismo animal e nos tecidos de reserva.

O uso de minerais orgânicos objetiva beneficiar o animal em si, por funcionar em um mecanismo do tipo "bypass", onde não há interferência dos microrganismos ruminais. No entanto, é preciso lembrar que esses mesmos microrganismos, tão essenciais para os ruminantes, também possuem requerimentos nutricionais, incluindo os minerais.

Dessa forma, é preciso buscar, a princípio, boas relações entre os minerais da dieta, objetivando suprir as exigências a nível de rúmen e de organismo. Para tanto, o uso de fontes minerais inorgânicos e orgânicos é uma alternativa mais interessante, do meu ponto de vista. Além disso, enxofre e molibdênio são minerais tão importantes quanto o cobre.

A principal questão da suplementação mineral é se adequar ao tipo de dieta e a forma com a qual os ingredientes (pastagens, volumosos conservados, concentrados, etc.) dessa dieta são manejados a nível de produção.

Considero os suplementos minerais fabricados pelas principais empresas brasileiras bons produtos, mas creio que os mesmos não sejam apropriados para todos os sistemas de produção e programas nutricionais, de forma que, em algumas situações, é necessário realizar ajustes ou até mesmo partir para a produção de um suplemento mineral próprio, quando possível."


Mariana Paganoti - Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (3 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade