Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

EUA e UE acenam com nova proposta na OMC

postado em 26/10/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Nos últimos dias americanos e europeus sinalizaram ao Itamaraty a intenção de tentar aproximar suas ofertas das negociações agrícolas da Organização Mundial do Comércio (OMC). Mas isso não seria suficiente para retomar a Rodada de Doha, segundo notícia de Jamil Chade, do O Estado de S. Paulo.

Bruxelas alega que não reduzirá suas taxas se Washington não cortar seus subsídios. Até o momento em que foram suspensas as negociações, os americanos haviam proposto um teto de US$ 22,5 bilhões para distribuir anualmente em subsídios, enquanto os europeus aceitariam cortes médios de 51% em suas tarifas de importação.

"Ainda é cedo para dizer até onde poderão caminhar, mas o que vemos é que esse movimento ainda é pouco para que a rodada seja relançada", afirmou um experiente diplomata brasileiro.

Pascal Lamy, diretor da OMC, pediu aos principais negociadores que deixassem de realizar cúpulas ou reuniões ministeriais e adotassem uma 'diplomacia silenciosa' para tentar tirar a organização do impasse. Seu gabinete, porém, confirma que também foi informado de que 'certos movimentos' foram sinalizados pelas duas potências comerciais nos últimos dias.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade