Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

EUA: leite de cabra transgênica protege contra E.coli

postado em 02/05/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Suínos alimentados com leite de cabras que foram geneticamente modificadas para transmitirem uma importante enzima anti-bacteriana encontrada no leite humano mostraram sinais de melhor resistência contra ataques da bactéria E.coli do que os suínos alimentados com leite de cabras não transgênicas, não contendo a enzima, segundo informações de pesquisadores da Universidade da Califórnia, Davis, em seu site na internet (www.news.ucdavis.edu).

As descobertas, publicadas na edição de maio do Journal of Nutrition, fornecem evidências de que o leite trazendo altos níveis da enzima humana lisozima - produzida por cabras geneticamente modificadas - pode melhorar a saúde gastrointestinal de suínos e outros animais que consomem o leite. Os suínos foram usados neste estudo porque seu sistema digestivo é similar ao dos humanos.

A pesquisadora, Elizabeth Maga, disse que espera que o leite com benefícios similares esteja um dia disponível para proteger crianças e bebês contra a diarréia, que mata milhões de crianças anualmente em todo o mundo.

Embora a enzima lisozima seja encontrada em altos níveis no leite humano, o leite de cabra contém somente 0,06% da lisozima presente no leite humano. Neste estudo, as cabras transgênicas produziram leite contendo 67% da lisozima presente no leite humano.

A lisozima inibe o crescimento bacteriano destruindo a parede celular das bactérias. Como essa enzima limita o crescimento de bactérias que causam infecções intestinais e diarréia e estimula o crescimento de bactérias intestinais benéficas, é considerada um dos principais componentes do leite humano que contribui para a saúde dos bebês que são amamentados.

Os resultados deste estudo confirmam as descobertas de um estudo similar feito em 2006 pelos pesquisadores, que investigaram o impacto do leite de cabras transgênicas com lisozima humana na saúde de suínos e cabras jovens (veja artigo relacionado).

Os pesquisadores disseram que são necessários mais estudos para que se caracterize e entenda completamente o impacto do leite de cabra transgênica contendo lisozima humana nas bactérias intestinais, incluindo seus potenciais efeitos positivos nas bactérias benéficas.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade