Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Experiências com cães na criação de ovinos e/ou caprinos? Conte para o FarmPoint e envie fotos!

postado em 13/06/2011

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Durante a 8ª Feinco (Feira Internacional de Ovinos e Caprinos), o FarmPoint registrou o trabalho de um cão da raça Border Collie treinado para pastorear ovelhas.

De acordo com Clédson Augusto Garcia, Zootecnista e Professor da Unimar, os animais popularmente denominados "cães de pastoreio" podem exercer duas funções completamente distintas, requerendo características especializadas. "Enquanto uns auxiliam na condução dos rebanhos, outros protegem os rebanhos dos ataques de predadores. Ambos os tipos caninos constituem parte integrante do sistema tradicional de manejo do rebanho europeu".

Ele também destacou que associado à atividade de produção animal, o cão tem se revelado um auxiliar indispensável, auxiliando no manejo dos animais. "A maioria dos cães de pastoreio começam a ser treinados relativamente cedo, quando têm idade variando de 7 a 12 meses. Evita-se treiná-los antes devido o risco de incidentes como coices, cabeçadas, entre outros, podendo deixar o mesmo com medo do trabalho".

Veja o vídeo de um cão da raça Border Collie trabalhando duranta a Feinco 2011



O FarmPoint convida todos os leitores para contarem as suas experiências com cães de pastoreio e para o envio de fotos de cães trabalhando para posterior publicação no site.

Desde já agradecemos a sua participação!

Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Fernando Beccon Nerva

Pelotas - Rio Grande do Sul - Revenda de produtos agropecuários
postado em 13/06/2011

Tive a oportunidade de presenciar uma etapa do campeonato gaúcho de cães de pastoreio em 2008, no município de Pedras Altas/RS. Na ocasião os cães da raça Border Collie tinham que conduzir um pequeno rebanho de uma distância de mais de 1 km, passando por balizas sem cerca lateral, em sentidos opostos só ao comando de apitos. Além disso ao trazer os animais até o Pastor, apartavam uma cabeça e mantinham-na afastada dos demais animais, foi incrível.
     Após com a colaboração do treinador profisional de cães de pastoreio Sergio Magalhães, que reside em Arroio Grande- RS, fizemos um evento em um clube local de Pelotas (Dunas clube) em um campo de golfe, com diversas demonstrações de eficiência e inteligência desses incríveis cães, inclusive com comandos em inglês e português, para cães diferentes que trabalhavam em conjunto. Parabéns ao Farm Point por divulgar esse dom dos cães Border Collie.

Michelle Azevedo

Mariana - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 14/06/2011

São cães maravilhosos. Já os vi trabalhando com gado bovino e com plantel de equinos. Possuo filhotes nascidos em 06/05/2011para venda. MIchelle 3184546961.

Carlos Alberto da Silva

Videira - Santa Catarina - Pesquisa/ensino
postado em 14/06/2011

Muito bom, sou admirador da raça Border Collei e membro do Núcleo de Criadores de Ovino e Caprinos de Iomerê-SC. Gostaria de incluir no Seminario de 2012 mostra de cães da raça border collei. Se tiver algum criador ou adestrador na  nossa região, favor entrar em contato:
carlosiomere@yahoo.com.br

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade