Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Expointer sedia encontro de negócios para ovinocultura

postado em 01/09/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Aconteceu na terça-feira, dia 29, durante a Expointer, no Rio Grande do Sul, um encontro de negociação no segmento de ovinocultura do estado.

O encontro foi organizado pelo programa "Juntos para Competir", iniciativa entre Sebrae-RS, Senar e Federação de Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul), que visa o desenvolvimento de 8 cadeias do agronegócio.

Na primeira parte do encontro, os 15 grupos de produtores orientados pelo programa apresentaram seus perfis - número de produtores, tamanho do rebanho, área - e o histórico das últimas comercializações de carne. Os produtores forneceram dados como forma, preço e período de comercialização da última safra, padrão dos animais abatidos, raça e idade predominantes.

Após a apresentação dos produtores, foi a vez das indústrias colocarem o tipo de cordeiro desejado, qual o consumidor atingido, o preço pago atualmente, o padrão de carcaça exigido, entre outras informações que caracterizam o mercado. Participaram 6 canais de comercialização, dos quais 4 eram frigoríficos e 2 varejos que tercerizam o abate e comercializam os cortes, todos com SIF e, portanto, com possibilidade de vender para fora do estado.

Na segunda parte do encontro, um debate entre produtor e indústria discutiu as melhores alternativas para se atingir o meio termo entre o que a indústria deseja e o que o produtor tem a oferecer. Após o debate, aconteceram reuniões individuais para fechamento de contratos.

Mais de 200 pessoas estavam presentes. Além dos representantes de produtores e indústrias, havia entre os participantes produtores individuais que têm interesse em participar de algum grupo para ganhar força de comercialização e pessoas que freqüentavam a feira.

O programa "Juntos Para Competir", além do trabalho de comercialização, está começando um projeto para agregar valor e diferenciar o produto do RS, por meio da certificação do sistema de produção do cordeiro do estado. O projeto conta com a parceria da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), e terá início em 3 grupos pilotos nos próximos meses, com a identificação dos animais com brinco e certificação de que o cordeiro é produzido a pasto, respeitando as normas ambientais e é abatido na idade dente de leite.

Marina A. Camargo Danés, Equipe FarmPoint, com informações de Angelo Aguinaga coordenador da ovinocaprinocultura do programa Juntos Para Competir.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade