Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

FMI reduz projeção para expansão global em 2008

postado em 30/01/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a previsão de crescimento da economia mundial em 2008 de 4,4% para 4,1%, em função da forte desaceleração da atividade nos Estados Unidos. Se confirmado, o número será o mais baixo desde 2003, quando o Produto Interno Bruto (PIB) global avançou 3,6%.

No ano passado, segundo o FMI, a expansão foi de 4,9%. Os EUA devem ser os principais responsáveis pela perda de ritmo global. De acordo com o Fundo, a maior economia do planeta deve desacelerar de 2,2% em 2007 para 1,5% neste ano. A previsão anterior para 2008 era de uma expansão de 1,9%.

Para a zona do euro, o FMI reduziu sua previsão de crescimento de 2,1% para 1,6% em 2008, citando uma deterioração generalizada na confiança. O Fundo estima que a região cresceu 2,6% no ano passado. Segundo Johnson, a inflação continua a ser uma "séria preocupação" na Europa.

Os mercados emergentes têm se mostrado "resistentes", aproveitando a demanda doméstica e as políticas macroeconômicas mais disciplinadas. Segundo Johnson, os países em desenvolvimento devem continuar focados em conter as pressões sobre os preços e manter a estabilidade macroeconômica. A China deve crescer 10%, de 11,4% no ano passado. Já as economias da América Latina devem desacelerar para 4,3%, de 5,4% em 2007.

Jaime Caruana, diretor da divisão de mercados de capital do FMI, afirmou que a maior parte do ajuste nos mercados financeiros já ocorreu, mas "tensões persistem" e alguns mercados emergentes podem não conseguir evitar o contágio.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade