Geneticistas e bioquímicos identificam gene de maciez da carne de cordeiro na Austrália

postado em 26/01/2012

2 comentários

Geneticistas e bioquímicos do Centro de Pesquisa Cooperativa em Ovinos (CRC) na Austrália Ocidental disseram que fizeram um progresso, isolando os genes que são responsáveis por tornar a carne de cordeiro suculenta.

Até agora, o segredo por trás da produção de uma carne de cordeiro magra, mas ao mesmo tempo suculenta e macia, vinha iludindo os criadores de ovinos. As duas características pareciam ser bastante exclusivas - quanto mais magra e muscular a carne de cordeiro, menos chances de derreter na boca. Porém, agora, com a descoberta dos genes que determinam a maciez, no futuro os consumidores serão capazes de garantir os dois.

O CRC testou um rebanho ovino com mais de 400 carneiros da Austrália e descobriu um padrão de genes que estão relacionados ao melhor sabor da carne de cordeiro. O chefe do projeto de pesquisa, que é professor de bioquímica da Universidade Murdoch, Dave Pethick, disse que a coisa boa é que esse trabalho é apoiado pelas genéticas tradicionais, mas que existe a nova genética, a genômica. Todos esses cordeiros tinham o denominado "SNP Chip", que faz a leitura de 50.000 SNPs ou pontos de variação no DNA, que pode avaliar o padrão de DNA dos genes e ajudar na precisão da predição, bem como se o animal produzirá uma carne macia ou dura, suculenta ou seca, disse ele.

Os genes que determinam a maciez foram encontrados em todas as raças. Pethick disse que eles isolaram dois genes que são particularmente importantes. "Descobrimos dois genes e existem três mutações que afetam a maciez. A maior análise genética com 50.000 genes realmente também previu esses três genes funcionais que contribuem para a maciez, porque a versão cientifica nesses dias é que a maioria das características é afetada por muitos genes de pequenos efeitos". "Acontece que esses genes de maciez têm um efeito maior, mas são apenas parte de um cenário geral genético maior".

O CRC ligou seus testes genéticos com amostragens de testes com os consumidores e descobriu que os cordeiros com os genes de maciez se revelaram no topo.

O produtor de cordeiros da Austrália Ocidental, Dawson Bradford, é um dos principais criadores de ovinos Poll Dorset que têm mais de uma dúzia de reprodutores que têm os genes da maciez. Ele disse que a descoberta genética facilitará para os criadores garantirem qualidade.

"Temos usado medidas objetivas para melhorar nossos cordeiros de cria por anos. Tivemos um bom crescimento, obtivemos boa musculatura, conseguirmos a quantidade certa de gordura, mas qual é a qualidade no consumo?" Ele disse que a pesquisa dá a oportunidade de selecionar os animais certos para se obter qualidade da carne no consumo.

A reportagem é do www.abc.net.au, traduzida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)