Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Homeopatia é destaque em congresso nacional

postado em 15/10/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Com o trabalho "Tratamento homeopático da linfadenite caseosa em caprinos", doença que acomete caprinos e ovinos, três veterinários da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola, (EBDA), da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), conquistaram o primeiro lugar na categoria Excelência Científica, durante o 4º Congresso Brasileiro de Homeopatia Veterinária e o 1º Congresso Brasileiro de Agrohomeopatia, realizados simultaneamente em Campo Grande/MS, no início do mês de outubro.

O trabalho apresentado pelos baianos, mostrando resultados de ensaios de pesquisa com o uso da homeopatia em caprinos, foi premiado por ter identificado o produto homeopático Hepar Sulphur, dentre os avaliados, como o que apresentou a maior eficácia no controle das enfermidades em animais já acometidos com a doença. A EBDA concorreu com 27 trabalhos inscritos pelas diversas instituições de pesquisa agropecuária de todo o país.

O autor principal do trabalho é o Médico Veterinário Gustavo dos Reis Oliveira - bolsista do CNPq, no projeto "Desenvolvimento e validação de um modelo de produção orgânica de leite, para a agricultura familiar, em bases agroecológicas resguardando a biodiversidade local", coordenado pela EBDA. Farouk Zacharias e Antônio Vicente da Silva Dias, Médicos Veterinários da empresa e especialistas em homeopatia são co-autores do trabalho.

De acordo com Farouk Zacharias, a linfadenite caseosa ainda não tem controle seguro, e as vacinas disponíveis mostram-se pouco eficazes. Quanto ao tratamento com o uso de antibióticos, o pesquisador afirmou que é antieconômico e difícil de ser utilizado devido às características da doença e a dificuldade da medicação penetrar nos caroços infectados. Com relação ao trabalho apresentado, ele disse que a medicação homeopática foi capaz de reduzir os abscessos produzidos pela doença em relação aos grupos de controle de animais não medicados e os outros grupos testes. "Esses resultados promissores são preliminares e precisam ser confirmados em novos trabalhos de pesquisa", afirmou Zacharias.

As informações são da Seagri - BA, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade