Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Indústria de lã uruguaia alerta governo

postado em 14/08/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Apesar de ter reconhecido a sensibilidade do Governo que melhorou o regime de pré-financiamento de exportações, além de adotar outras medidas na Rendição de Contas, a indústria de lã do Uruguai emitiu um alerta em que considerou fatos e sinais que ameaçam a competitividade do setor.

Segundo o El País, o dirigente da Central Lanera Uruguaya, Eduardo Pietra, foi o porta-voz da indústria no ato de lançamento da Safra de Lãs 2007 e advertiu que todas as medidas adotadas pelo Governo Federal ficaram foram neutralizadas por outras, como "implantação de contribuições de empregador e a redução da devolução de impostos indiretos, aplicando uma tarifa plana que ignora o cálculo técnico em cada setor de acordo com as normas da Organização Mundial do Comércio (OMC)".

Segundo ele, as medidas que melhoram a competitividade "são transitórias e as que pioram são definitivas. O custo salarial da indústria de lã subiu 20% em dólares e 16% em euros e não há aumento da produtividade que possa compensar o dano em tão curto prazo".

Pietra alertou que, por um lado, as empresas uruguaias perderam competitividade porque "reapareceu a inflação em dólares, pelas tarifas públicas e porque precisa competir no mercado internacional com países como a China, que protegem sua indústria".

Ele disse ainda que é certo que o dólar é uma moeda fraca em todo o mundo, mas explicou que também está ocorrendo uma inflação em euros. O Uruguai exporta lãs a 30 mercados e tem uma indústria líder a nível mundial.  Em 2004-05, foi o maior exportador de tops (lã cardada) do mundo.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade