Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Inovação com sustentabilidade será o foco da nova chefia da Embrapa Pecuária Sudeste

postado em 21/01/2014

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Inovação com sustentabilidade será o foco da nova chefia da Embrapa Pecuária SudesteO pesquisador Rui Machado assume a gestão da Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos (SP), nesta segunda-feira (20). Ele substitui o chefe-geral, Maurício Mello de Alencar. Os novos chefes-adjuntos são: o pesquisador da Embrapa Alexandre Berndt, de Pesquisa e Desenvolvimento; o veterinário Marco Aurélio Bergamaschi, que assumiu a chefia de Administração; e, o engenheiro agrônomo André Luiz Novo, na chefia de Transferência de Tecnologia. A solenidade de posse está prevista para o dia 28 de março.

O foco da nova gestão será inovação tecnológica para uma agropecuária sustentável. De acordo com Machado, o plano de trabalho, além de manter os projetos em andamento, inclui algumas linhas prioritárias que devem ser criadas ou ampliadas. O chefe-geral cita, como exemplos, agricultura e zootecnia de precisão e sistemas integrados de produção. Além disso, pretende-se dar ênfase em pesquisas com insumos e produtos alternativos, como produção orgânica, na ampliação de ações com fitoterápicos e, ainda, em estudos com homeopáticos.

Machado destaca que a inovação deve ter foco no aumento de renda no campo e na produção sustentável na região Sudeste. “A Embrapa tem técnicas que colaboram para o aumento da renda no campo, para reduzir os impactos ambientais de produção e melhorar a fixação das pessoas no campo”, explica. Existe a preocupação da nova administração com o estabelecimento de estratégias para que os resultados das pesquisas desenvolvidas, como produtos, serviços e tecnologias, sejam efetivamente implementados, principalmente pelos produtores rurais.

A formação de parcerias, tanto públicas como privadas, também tem relevância no plano de trabalho do novo chefe-geral. “A ampliação de parcerias contribui para acelerar o processo de inovação, mobilizar competências e compartilhar recursos, oportunidades, aprendizados e soluções”, explica.

Apesar do desafio, Rui Machado está otimista em relação à gestão. “É um desafio administrar a Embrapa Pecuária Sudeste, principalmente pela importância que o agronegócio tem para a economia e para a sociedade brasileira. Mas nós podemos contribuir com a disponibilização de tecnologias e serviços”.

Currículo de Rui Machado

O novo chefe-geral da Embrapa Pecuária Sudeste é médico veterinário, mestre pela University of Illinois (1993) e doutor em reprodução animal pela Universidade de São Paulo (2005). Pesquisador da Embrapa desde 1987, acumulou experiência em gestão de pesquisa e transferência de tecnologia. Foi chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (2006/2008) e secretário executivo do Comitê Técnico Interno (CTI) da Embrapa Pecuária Sudeste. Preside a Comissão de Ética no Uso de Animais desde 2006. Machado tem experiência em fisiologia e farmacologia da reprodução, manejo reprodutivo animal e em biotécnicas avançadas da reprodução assistida em ruminantes de interesse comercial.

As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Edivar Martini

Francisco Beltrão - Paraná - Revenda de produtos agropecuários
postado em 22/01/2014

Que bom saber que assume alguem que esteja preocupado com sustentabilidade ,pois disso ninguem fala e sem esta desnecessaria as outras atitudes todas . Agropecuaria sem lucro e coisa para politico sobreviver as custas de quem quebra.Parei .
Assistencia tecnica sem lucro melhor não dar e ir fazer parte das enrolater.

Jose Carlos Machado Pimentel

Fortaleza - Ceará - Pesquisa/ensino
postado em 22/01/2014

Pela competência técnica e experiência do Dr. Rui Machado, tenho certeza que a Embrapa Pecuária Sudeste vai continuar sendo uma Unidade de fundamental importância na sustentabilidade e competitividade do agronegócio brasileiro. Parabéns a Unidade pela seleção da equipe de gestores. Sucesso para todos.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade