Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

José Carlos Vaz deixa BB e assume secretaria de Política Agrícola

postado em 19/05/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Quase seis meses após a posse da presidente Dilma Rousseff e seus 39 ministros, o setor rural terá o primeiro secretário de Política Agrícola nomeado de maneira definitiva. Recém-saído do comando da diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil, o paranaense José Carlos Vaz assume o cargo a convite do ministro da Agricultura, Wagner Rossi.

Cotado para ser vice-presidente do BB, Vaz deixou, na última sexta-feira, a instituição onde trabalhou por quase 30 anos. O executivo substitui o economista Edilson Guimarães, servidor de carreira do ministério.

Ao chegar em meio às discussões sobre o novo Plano de Safra 2011/12, que deve ser anunciado no início de junho, José Carlos Vaz enfrentará alguns velhos desafios da reformulação e modernização da política agrícola.

Wagner Rossi busca criar uma política de longo prazo para antecipar demandas e agir a tempo de evitar problemas futuros. Também estarão no radar do novo secretário uma mudança na ênfase dos pesados subsídios para os estímulos ao uso maciço do seguro rural, além da criação de mais mecanismos de crédito.

Vaz deve manter a maior parte da equipe técnica da secretaria, considerada preparada e experiente pelo mercado. A nomeação de José Carlos Vaz agradou os agentes do setor, que veem nele alguém que tem experiência, conhece as dificuldades operacionais, e os três lados da disputa: instituições financeiras, produtores e governo. Entre seus desafios, está o estímulo a instrumentos mais modernos de mercado, como hedge e opções.

A reportagem é de Mauro Zanatta, para o jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade