Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Lei deve reforçar a agricultura familiar

postado em 07/07/2006

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Uma nova lei que estabelece diretrizes nacionais para a agricultura familiar deve ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias. A proposta, em tramitação no Congresso desde 2004, reconhece a agricultura familiar como categoria organizada e transforma o programa nacional de fortalecimento do segmento, o Pronaf, em política pública de Estado.

Antes da nova lei, o Pronaf era regulamentado anualmente pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central. O projeto de lei, aprovado na terça-feira à noite pelo Senado, foi elaborado por 12 deputados, em sua maioria petistas, e estabelece requisitos para definir quem são os agricultores familiares.

Segundo os deputados autores do projeto, o agricultor familiar que agrega qualquer valor à sua produção, como no caso da produção artesanal, por exemplo, passa a ser enquadrado pelo INSS como empregador rural, dificultando a obtenção de sua aposentadoria.

Segundo a exposição de motivos da proposta, há 4,2 milhões de famílias de agricultores familiares, que representam 84% dos estabelecimentos rurais, e que não têm uma legislação "capaz de garantir políticas de regulamentação, fomento e incentivo à atividade". A nova lei dá condições para comprovação do exercício da atividade rural de trabalhadores do setor, e permite ainda a criação de um regime previdenciário específico para a categoria.

Na justificativa do projeto, os autores argumentaram que "a maioria dos alimentos da mesa dos brasileiros vêm da agricultura familiar, que produz 84% da mandioca, 67% do feijão, 58% dos suínos, 54% da bovinocultura do leite, 49% do milho, 40% das aves e ovos e 32% da soja, entre outros".

As informações são de O Estado de S. Paulo.

Avalie esse conteúdo: (3 estrelas)

Comentários

Luiz Carlos Farias Santos

Teixeira de Freitas - Bahia - Mídia especializada/imprensa
postado em 07/07/2006

À equipe do Farmpoint:

É com grande satisfação que tenho recebido todas as informação que envolve a ovinocaprinocultura em nosso pais. Sabemos das dificuldades por que passam os pequenos produtores, e no momento em que se abre mais um canal de divulgação e informação desta cultura tão importante para o nosso país ficamos realmente muito felizes.

E também por participar e ajudar a divulgar este exelente trabalho que está sendo desenvolvido por esta tão competente equipe.

Parabéns

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade