Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Leite de cabra entra no cardápio da merenda escolar em Alagoas

postado em 08/12/2011

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A criação de cabras no Sertão alagoano sempre foi vista como oportunidade para geração de renda e um meio de sobrevivência para as famílias de agricultores. O animal é resistente às condições ambientais do Sertão e fonte de alimento saudável: o leite.

A tradição em criar cabras continua, mas com alguns incrementos. Hoje, além de produzir o leite, já é possível beneficiar e produzir achocolatado e iogurte. É o que acontece no Assentamento Selma Bandeira, na zona rural dos municípios de São José da Tapera e Pão de Açúcar.


Leite vai para merenda escolar

A produção mensal de achocolatado com leite de cabra chega a 2,5 mil litros por mês, que é totalmente adquirida pela Prefeitura de São José da Tapera para inclusão na merenda de 13 escolas e 8 creches. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Francisco Pereira, 1.600 alunos consomem o leite todos os dias, além de 600 crianças atendidas pelas creches.

"O leite de cabra é muito saudável para as crianças, ajuda na manutenção da saúde, no desempenho escolar", destacou o secretário. Ele explicou também que a aquisição do leite de cabra faz parte da Política Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que resultou na lei federal 11.947/2009, segundo a qual pelo menos 30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar devem ser aplicados na compra de produtos da agricultura familiar.

"É importante para o agricultor, que tem um canal de comercialização para seus produtos, e para as crianças beneficiadas com o alimento. Além do Pnae, a Seagri desenvolve outros programas para aquisição de produtos da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Compra Direta Local com Doação Simultânea e o Programa do Leite", salientou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

As informações são da Seagri Alagoas, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

sonia araujo

Araraquara - São Paulo - Pesquisa/ensino
postado em 09/03/2012

A  introdução do leite de cabra só vem a somar no quesito alimentação. Eu espero também experimentar esta delicia.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade