Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Leitor comenta entraves para produção de couro

postado em 05/11/2007

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O leitor do FarmPoint, Eneas Reis Leite, pesquisador da Embrapa Caprinos, comentou o artigo "Novos horizontes para a produção de couros de caprinos e ovinos", publicado na seção Espaço Aberto no dia 01/11/2007. Eneas ressalta alguns entraves que a cadeia do couro ovino e caprino enfrenta no próprio sistema de produção. Confira o comentário:

"A produção de peles de caprinos no Nordeste ressente-se também de problemas ligados ao manejo animal, os quais interferem na qualidade da matéria-prima. Os sistemas de produção arcaicos, onde predominam as cercas de arame farpado, depreciam sobremaneira o produto entregue nos curtumes. Da mesma forma, o pastejo direto na vegetação espinhosa da caatinga, além da alta incidência de linfadenite caseosa e de ectoparasitas, também contribuem para a baixa oferta de peles de boa qualidade. Essas perdas representam prejuízos consideráveis em toda a cadeia produtiva, além de contribuírem para a evasão de divisas em decorrência das importações demandadas pelas indústrias couro-calçadistas."

Marina A. Camargo Danés, Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Octávio Rossi de Morais

Sobral - Ceará - Pesquisa/ensino
postado em 06/11/2007

Sem dúvida esses problemas são graves, mas temos que considerar um ponto crucial: quanto os produtores recebem por uma pele de excelente qualidade? Esse valor pagaria o esforço e o custo de se fazer as alterações necessárias? O produtor tem que ser convencido pelo apelo econômico, se alguém pagar o preço justo pelo produto diferenciado, logo logo as peles de qualidade começarão a aparcer.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade