Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Leitor comenta o aproveitamento da pele de ovinos

postado em 15/09/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O leitor do FarmPoint Arthur Yamamoto de Fortaleza, CE, enviou uma carta ao FarmPoint complementando o artigo publicado na seção Radar Técnico Qualidade "Qualidade de Peles e Couros Ovinos". Ele comenta que o produtor não tem incentivo para investir na qualidade da pele do animal, pois não é remunerado por isso. Confira:

"O artigo é excelente, mas convém lembrar que o produtor não é remunerado pela pele.

Esse sub-produto é aproveitado inicialmente pelo intermediário que efetua o abate, o "marchante", o abatedouro municipal ou o frigorífico, raramente o produtor, e a pele prossegue por "n" intermediários, até chegar ao curtume.

Ou seja, não há estímulo nenhum para que o produtor invista na qualidade da pele (evitar danos mecânicos por cercas de arame farpado ou espinhos, por exemplo) já que ele não é recompensado por esse cuidado adicional na hora de vender o animal vivo.

E atualmente, mesmo o "marchante" não está vendo muita vantagem em cuidar do processo de esfola (da qualidade da pele, portanto), pois o mercado está pagando (no Nordeste) algo em torno de 5 a 8 reais a peça, quando há quatro anos atrás chegou a pagar 15 reais.

Além disso, a importação de peles de países africanos e do Oriente Médio, de melhor qualidade e preços mais acessíveis, esvaziam o interesse pelos programas de incentivo à melhoria da qualidade do produto nacional."


Mariana Paganoti - Equipe FarmPoint

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade