Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Leitor comenta sobre sucessão familiar no meio rural

postado em 11/01/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O leitor do FarmPoint Wilson Ashidani, de Madre de Deus de Minas, Minas Gerais, enviou um comentário ao artigo "Sucessão familiar no meio rural". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Creio que hoje nos EUA, menos de 3% da população resida no meio rural. Nosso país caminha nesse sentido. Afinal, todos querem alimentos cada vez mais baratos e esse ideal tem preço. Para manter um setor que é estratégico para a maioria dos países, ou se subsidia (como eles lá fora o fazem) ou se cria condições para se viver e produzir com o que vem do campo (recursos, infra-estrutura, impostos e taxas condizentes).

Os efeitos maléficos do êxodo rural também poderiam ser amenizados se houvesse certa preocupação em planejá-lo ao invés de ignorá-lo. Haveria de se priorizar as cidades médias mais bem distribuídas pelo interior do país, às megalópoles que não sustentam mais gente nem oferecem qualidade de vida não é de hoje devido ao crescimento desordenado.

Sinceramente o futuro nessa área me preocupa. Pois se num país rico e desenvolvido como os EUA, a média etária do produtor passa dos 50 pois as gerações subsequentes não querem nem saber de continuar na área (mesmo com todos os subsídios) o que dizer do nosso?

Felizmente, somos um dos poucos países que tem clima e solo que oferece potencial para crescimento, seja em área, seja em produtividade. Os produtores estrangeiros já exergaram isso e já começaram o êxodo de seus países pra cá".

Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade