Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Mantega diz que Brasil não enfrentará recessão

postado em 31/10/2008

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira, 30, que o impacto da crise internacional no Brasil pode levar a uma queda na arrecadação de impostos do governo federal. Mas ele disse que o governo trabalha com um cenário de desaceleração da economia, que deve provocar uma redução no ritmo de crescimento das receitas. "Acredito que haverá desaceleração. Nós já desejávamos que houvesse uma desaceleração da economia, certamente isso vai acontecer, mas não há ponto de desequilibrar nossas finanças", afirmou. O ministro informou, porém, que até o momento a arrecadação não foi afetada pela crise. "Mas não teremos recessão no Brasil", previu.

Mantega explicou que as eventuais perdas de receitas do governo federal impactam as contas de Estados e municípios. Ele recomendou aos prefeitos que monitorem suas contas com maior atenção neste momento, mas defendeu que mantenham os investimentos.

O ministro ressaltou que o governo tem se preocupado em manter as contas públicas em ordem, fazendo com que os gastos de custeio cresçam menos do que do PIB nominal e também significativamente menos do que os investimentos. "Nós já estamos tomando precauções e devemos fechar o ano com as contas fiscais prontas para enfrentar situação fiscal adversa", afirmou.

Em relação à desaceleração econômica, Mantega destacou que o governo está trabalhando para evitar uma perda significativa no ritmo da atividade. Ele disse ainda que o governo mantém suas projeções para o desempenho da economia brasileira em 2009 e que é importante aguardar para revisar os números, mesmo porque a fase mais aguda da crise parece estar se dissipando.

O ministro descartou a possibilidade de uma recessão no País. Ele também ressaltou que, até agora, a atividade econômica no Brasil não caiu. "O consumo está em patamar elevado, mas acredito que irá cair. Mas não teremos recessão no Brasil", disse. Mantega reconheceu a importância da crise, mas disse que no País o quadro não é grave.

A matéria é de Fabio Graner e Leonardo Goy, da Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Jose Carlos Ignacio

Macedônia - São Paulo - Produção de gado de corte
postado em 02/11/2008

Nunca houve recessao nem crise para politicos e nosso dinheiro que eles estao torrando.

So quem é produtor ja sabe que a crise ja chegou, sal mineral, adubos. Ja estao nas nuvens e nao vai parar por ai novos aumentos ja estao anunciados e a arroba despencando.

Vanda Siqueira

Orlândia - São Paulo - Produção de gado de corte
postado em 06/10/2011

Falou e disse José Carlos Ignácio de Macedônia...!!!

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade