Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Mapa amplia lista de substâncias de uso veterinário com controle especial

postado em 22/11/2012

5 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Para evitar que produtos de uso veterinário sejam comprados e utilizados pelo homem como entorpecentes, psicóticos e anabolizantes, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, nesta quarta-feira, 21 de novembro, lista com 133 substâncias de uso veterinário que estão sujeitas a controle especial, atendendo diretrizes da Convenção Única sobre Entorpecentes. A lista de 2002 estabelecia controle especial para apenas 17 substâncias.

Por meio de Instrução Normativa (IN) nº 25 da Secretária de Defesa Agropecuária (SDA), o Mapa estabelece os procedimentos que devem ser seguidos por fabricantes, manipuladores, comerciantes, distribuidores, importadores e exportadores na hora da comercialização dessas substâncias que constam na lista, bem como os produtos que as contenham em sua formulação.

A IN determina que a receita veterinária deva ser emitida em três vias, especificando em cada folha qual é a via do médico veterinário, do estabelecimento fornecedor e do responsável pelo animal. Além disso, o Mapa padronizou o modelo do relatório, trimestral e anual, de movimentação de estoque, que o estabelecimento deve enviar à Coordenação de Fiscalização de Produtos Veterinários da SDA. Os rótulos dos produtos também deverão alertar para o risco que o consumo desses produtos pelo homem pode gerar à saúde.

Assim como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina a lista de medicamentos e substâncias sujeitos a controle especial, o Mapa estabelece os produtos veterinários que podem ter ou gerar risco à saúde física e moral da humanidade. A IN entra em vigor a partir de maio de 2013.

A matéria é do Mapa, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

josé dorian lopes da SILVA

Redenção - Ceará - Estudante
postado em 22/11/2012

É interessante e oportuno também controlar a venda de acaricidas,haja vista a indústria veterinária estar esgotada em seu arsenal antiparasitário.

Lucas Fontana Tomasini

Nova Alvorada - Rio Grande do Sul - Estudante
postado em 25/11/2012

Na minha minha opiniao todos os medicamentos deveriam ser comercializados somente com receita veterinaria, como foi estabelecido para humanos a algum tempo. Assim diminuiriamos problemas como uso resistencia de farmacos tambem.

Luiz Linardi

Treze Tílias - Santa Catarina - Indústria de laticínios
postado em 26/11/2012

ALGUEM SABE ONDE POSSO ADQUIRIR A LISTA COMPLETA DOS MEDICAMENTOS


PARA QUE EU POSSA REPASSAR PARA OS VETERINÁRIOS DO RESPONSAVEIS PELO NOSSO LATICINIO


OBRIGADO


José C.Pereira

Cataguases - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 26/11/2012

Que é da lista? Que é do ANEXO I dessa instrução?

Valter Ap.Campanholo

Iturama - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 05/12/2012

Por ser um assunto importante, essa matéria do Mapa poderia ao menos trazer essa lista ou informar a posteriori. Vamos aguardar.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade