Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Mapa divulga relatório de resíduos e contaminantes na agricultura

postado em 11/01/2013

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

 Com o objetivo de garantir a qualidade de produtos agrícolas consumidos por brasileiros e exportados comercialmente, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou, nesta segunda-feira, 7 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU), o resultado dos Programas Nacionais de Controle de Resíduos e Contaminantes do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRCV) do ano-safra 2011/2012.

Foram realizados teste para micotoxinas, salmonela e agrotóxicos em 1.047 amostras de 24 culturas, para identificar a presença de resíduos de agrotóxicos e contaminantes acima dos limites máximos permitidos pela legislação em vigor e de substâncias não autorizadas.

Para o chefe do Serviço de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Marcelo Pereira, a avaliação do relatório é positiva, uma vez que a maioria dos produtos avaliados apresentou alto índice de conformidade com base nos limites estabelecidos.

Este é o terceiro ano consecutivo que o Mapa divulga relatório dos resultados do PNCRCV. A iniciativa busca assegurar a qualidade, a inocuidade e a segurança higiênico-sanitária dos produtos de origem vegetal.

Nos casos de culturas que apresentaram índices inadequados de resíduos ou contaminantes, o Mapa atua de forma a proporcionar educação sanitária a campo, promovendo o uso adequado e seguro dos agrotóxicos e as boas práticas agrícolas de acordo com as legislações específicas.
Foram analisadas amostras das culturas de: abacaxi, alface, amendoim, arroz, banana, batata, café, castanha-do-brasil, feijão, laranja, limão, lima ácida, maçã, mamão, manga, melão, milho, morango, pimenta do reino, pimentão, soja, tomate, trigo e uva.

A matéria é do MAPA, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2021 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade