Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Mapa e WSPA apresentam indicadores de sucesso com treinamentos em frigoríficos

postado em 14/06/2013

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Para evitar o sofrimento de animais durante as etapas de produção, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA) capacitam desde 2009 profissionais em práticas de bem-estar animal por meio do Programa Nacional de Abate Humanitário (Steps). O treinamento voltado para segmentos envolvidos com pré-abate e abate foi um dos assuntos discutidos ontem, 13 de junho, durante Workshop Internacional de Bem-Estar dos Animais de Produção que aconteceu em São Pedro (SP).

O acordo de cooperação entre o Mapa e a WSPA, assinado em 2009, foi renovado por mais cinco anos em janeiro deste ano. O Steps tem o objetivo de treinar os fiscais federais agropecuários, docentes, profissionais de frigoríficos e técnicos da área visando melhorias do bem-estar animal durante o manejo pré-abate e abate. Em quatro anos, 5.822 profissionais foram capacitados e 5 bilhões de animais beneficiados.

Evitar lesões, ferimentos, quedas e escorregões são algumas propostas do Programa, que ensina aos profissionais as boas práticas de manejo e insensibilização dos animais. De acordo com José Rodolfo Ciocca da WSPA, as melhorias após o curso são evidentes. “Às vezes com um pequeno ajuste, se obtém enormes resultados. Uma simples mudança de comportamento evita o sofrimento do animal, gera retorno econômico para o produtor e oferece alimento de qualidade ao consumidor”, disse.

O encerramento do Workshop Internacional se deu com a assinatura de moção que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). O documento pede a inclusão da disciplina de Bem-Estar Animal na grade curricular dos cursos de graduação de medicina veterinária, zootecnia, técnicos agropecuários e áreas correlatas nas ciências biológicas e da terra.

Na opinião dos participantes do evento, os veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos e técnicos agropecuários são os principais responsáveis pelo bem-estar animal e exercem um papel preponderante no repasse destas informações junto à comunidade rural.

As informações são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

josé Carlos Rodrigues da Luz

Serra Talhada - Pernambuco - Consultoria/extensão rural
postado em 17/06/2013

Ola! Srs (Equipe FarmPoint) e  MAPA-Minist.da Agric. ,Pecuária e Abastecimento e MEC . Como  técnico em  zootecnia cursado em 2010 no Centro Tecnológico do Pajeú , em Serra Talhada-PE.,  muito me interesso em  conhecer e participar deste curso (Bem-Estar Animal . O que devo fazer e a quem devo procurar para ter acesso  de imediato ?  Favor comunicar-me através de: www.josejcluz@hotmail.com.br. Abraço  e muito obrigdo pelo vosso empenho em me ajudar.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade