Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Mapa lança livro de Produção Integrada com 23 culturas

postado em 28/07/2009

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Conscientizar a população sobre a importância da adoção de políticas para a segurança dos alimentos com sustentabilidade é o objetivo do livro Produção Integrada no Brasil: Agropecuária Sustentável, Alimentos Seguros, que será lançado, nesta terça-feira (28), às 10 horas, em Brasília, durante as comemorações dos 149 anos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao todo, são 23 culturas contempladas em mais de mil páginas da publicação. São elas: abacaxi, ameixa, amendoim, arroz, banana, batata, café, caju, citros, flores, leite, maçã, mamão, manga, mangaba, maracujá, mel, melão, ovinos, pêssego, soja, tomate de indústria e de mesa, uvas finas de mesa e uva para vinho.

Nas culturas de grãos, como arroz, soja, café e cereais de inverno, é possível racionalizar o uso de agroquímicos em torno de 40%. Os parâmetros sobre quando o produtor deve usá-los são estabelecidos por meio da adoção de tecnologia preconizada pela pesquisa agropecuária.

A produção integrada não está presente apenas nas frutas. O fazendeiro Hans Jan Groenwold tem uma propriedade de produção de leite em 240 hectares no município de Castro/PR e adota tecnologias como a de bem-estar animal. Ele aderiu ao programa, há um ano e meio, pela necessidade de adequação às normas internacionais. "O Brasil tem se tornado autossuficiente nessa área, o que antes não ocorria, já que tínhamos que importar leite de outros países. Hoje, produzimos 16 mil litros de leite por dia na fazenda e esperamos poder exportar nos próximos cinco anos", enfatizou.

Sistema Agropecuário de Produção Integrada - Na América do Sul, a Argentina foi o primeiro país a adotar o sistema de Produção Integrada de Frutas (PIF), em 1997, seguida do Uruguai e Chile. Entre 1998 e 1999, surgiram atividades semelhantes no Brasil. Hoje, existem 32 projetos em andamento nas áreas de fruticultura, horticultura, floricultura, plantas medicinais, grãos, pecuária, raízes, difusão de informações e transferência de tecnologias, que abrangem 42 culturas, em 18 unidades da federação.

As informações são do Mapa, adaptadas e resumidas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

José Geraldo Pereira Pinto

Caxambu - Minas Gerais - Revenda de produtos
postado em 01/08/2009

Quero saber mais detalhes do conteudo do livro (é livro técnico ou informativo?) e como adquirí-lo.
Atenciosamente,
Pereira

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade