Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

MG: fábrica de amônia da Petrobras será instalada

postado em 15/06/2010

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou que a Petrobras vai construir uma fábrica de amônia em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Será a terceira fábrica do tipo estatal. A planta viabiliza financeiramente a construção de um gasoduto de 240 km no estado, ligando São Carlos (SP) a Delta (MG), cidade próxima a Uberaba.

O presidente disse que o investimento na produção de amônia representa uma "revolução" na fabricação de fertilizantes no Brasil. Ele reclamou que o Brasil importa 80% do fertilizante que consome. No caso da ureia - que, segundo Lula, também terá uma fábrica da Petrobras - a importação é de 100%.

"A Petrobras, que há cinco anos dizia que não podia fazer, agora, depois do Plangás (Plano de Antecipação da Produção de Gás), já está dizendo: "eu posso fazer", para que nos próximos quatro ou cinco anos a gente tenha independência e não precise ficar dependente de comprar ureia da Rússia ou de outro país qualquer", disse Lula.

Lula anunciou a fábrica em discurso durante a inauguração da gasoduto Gasbel 2, que liga Volta Redonda (RJ) a Queluzito (MG), a 131 km de Belo Horizonte. Construído pela Petrobras, o gasoduto servirá às indústrias da região metropolitana de BH e do Vale do Aço. Já o gasoduto que levará combustível à fábrica de amônia será construído pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). Segundo a estatal mineira de energia, o gasoduto até o Triângulo Mineiro é um plano antigo, mas que só se tornará possível com a demanda da nova unidade da Petrobras. A Cemig espera estendê-lo até Uberlândia e Araxá.

Sem valores confirmados, a unidade será o quarto gasoduto de transporte de Minas, o primeiro integralmente construído pela Cemig.

A reportagem é do Jornal Folha de São Paulo, adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

José Ricardo Skowronek Rezende

São Paulo - São Paulo - Produção de gado de corte
postado em 15/06/2010

Excelente notícia para o agronegócio!

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade