Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

MG: Janaúba pode ter frigorífico de ovinos e caprinos

postado em 31/08/2010

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A ovinocaprinocultura pode se constituir como uma das grandes atividades econômicas de Janaúba e região. Para tanto, a prefeitura janaubense está criando ambiente onde os produtores possam desenvolver seus investimentos e obter viabilidade financeira. A princípio, estudos apontam a necessidade de se instalar uma planta frigorifica no município. E, nesta semana, criadores de ovinos e de caprinos de Janaúba e de Montes Claros, juntamente com o secretário do agronegócio Rafael Campos, o secretário de planejamento Dinilton Pereira e o médico veterinário Antonino Neves Júnior, estiveram no município de Pintadas/BA ( onde existe uma planta frigorifica de caprinos e ovinos) com o objetivo de aprofundar o entendimento de como funciona um frigorífico.

Lá, o empreendimento é abastecido e gerenciado por uma cooperativa, sistema que a prefeitura de Janaúba está fomentando para alcançar a viabilidade. As ações estão adiantadas, uma organização (associação/cooperativa), já está instituída: Cordeiro Real. A prefeitura disponibilizou terreno para implantação do frigorífico, está bancando projetos, além de oferecer apoio logístico.

De acordo com estudos de demanda e de disponibilidade de matéria-prima, foi sugerido um empreendimento com estrutura de abate de 80 mil cabeças por ano, com espaço para expansão. A conclusão dos estudos indica que o frigorífico de ovinos e caprinos, desde que inserido no contexto APL (Arranjo Produtivo Local), é um negócio viável, promissor, de oportunidades e que pode ser consolidado, resultando em estruturas econômicas importantes na matriz de produção regional, possibilitando o desenho de uma nova forma de organização, um método de trabalho que poderá servir como modelo de políticas públicas para outras atividades. Assim, espera-se a geração de postos de trabalho na base da cadeia produtiva, contribuindo substancialmente para o desenvolvimento regional.


As informações são do Jornal da Serra Geral/MG, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

teixeira

Guarulhos - São Paulo - Produção de ovinos
postado em 17/04/2012

Parabens prefeito de janauba pela a iniciativa  minas gerais precisava mesmo de alguem que afumentasse  a criação de ovinos nesta região.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade