Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Minas Gerais terá produção de queijo à base de leite de ovelha com inspeção federal

postado em 23/04/2013

12 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O primeiro laticínio de Minas Gerais para a produção de queijo à base do leite de ovelha, com selo de Inspeção Federal (SIF), inicia atividades até o final de maio, no município de São Lourenço, Sul do Estado. A iniciativa é do grupo Cabanha Vita e a unidade terá capacidade de processamento diário de 1.500 litros de leite, informa a médica veterinária Aurora Maria Gouveia, coordenadora da Câmara Técnica de Ovinocaprinocultura do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A indústria vai iniciar os trabalhos com a cota de 700 litros de leite retirados diariamente de animais de seu próprio criatório. Segundo avaliação de Aurora Gouveia, isso significa a oportunidade para o fornecimento do leite de ovelhas dos agricultores familiares estabelecidos nas áreas próximas a fim de completar a demanda da empresa.

Aurora, que também preside a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Accomig), acrescenta que a entidade vai propor um trabalho em parceria com a Emater-MG para organizar a produção familiar com o objetivo de atender ao novo laticínio. Ela diz que a participação dos pequenos produtores – ainda que os volumes de leite entregues individualmente sejam pequenos – pode garantir aos estabelecimentos uma receita adicional o ano inteiro.

A coordenadora considera que o trabalho de extensão por conta da Emater-MG (vinculada à Seapa), com a participação da Accomig, será de fundamental importância para a formação e integração de diversos criatórios de agricultura familiar do Sul de Minas para atender ao projeto de São Lourenço. “Neste caso, além de facilitar para os agricultores a colocação do leite, será possível organizar também o comércio de cordeiros para garantir aumento de renda para os estabelecimentos”, finaliza.

Melhoria da qualidade

Para o subsecretário de Agricultura Familiar da Seapa, Edmar Gadelha, a existência de uma empresa para industrializar o leite de ovelha com inspeção federal, em São Lourenço, representa a possibilidade de fortalecimento de um segmento da agricultura agricultura familiar. “Principalmente os criatórios de ovinos localizados no município e áreas mais próximas do latícinio”, assinala.

Gadelha também diz que, para garantir o bom desempenho dos produtores no atendimento à indústria, além da assistência da Emater será importante buscar a parceria da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), este responsável por ações de sanidade animal e vegetal no ânmbito estadual.

“Ante a possibilidade de obter mais receita atendendo a uma produção de valor agregado – queijos finos – os agricultores familiares serão estimulados a elevar a qualidade de seus rebanhos, sendo o apoio dessas instituições públicas de fundamental importância”, enfatiza Gadelha.

A matéria é da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Assessoria de Comunicação Social, adaptada pela Equipe FarmPoint.

*créditos da foto de destaque para Casa da Ovelha.

 

Avalie esse conteúdo: (5 estrelas)

Comentários

Volney Silveira de Avila

Lages - Santa Catarina - Produção de ovinos
postado em 23/04/2013

Este sem dúvidas é um excelente trabalho e que a Epagri em Santa Catarina, também  vem desenvolvendo na Estação Experimental de Lages ações de pesquisa na produção de leite ovina. O modelo que o Grupo Cabanha Vita pretendende adotar é importante pois fortalece e viabiliza a atividade em propriedades vizinhas a unidade, pois um dos grandes gargalos desta atividade é a questão de logistica. Propriedades pequenas com rebanhos reduzidos distantes da indústria, baixo volume de leite, impossibilitam a atividade pelo custo do frete para coleta da produção. Parabéns e sucesso pois é uma atividade promissora e fortalece especialmente as pequenas propriedades.  

Pedro Porto

Vassouras - Rio de Janeiro
postado em 24/04/2013

Parabens a equipe envolvida e ao proprietario o Sr. Dalny Sucassas pela iniciativa.

Hermenegildo de Assis Villaça

Juiz de Fora - Minas Gerais - Pesquisa/ensino
postado em 24/04/2013





                           Ótima realização, dra. Aurora.


                                  Isto com o tempo  virá a calhar, para o pequeno produtor familiar.

custodio antonio carvalho junior

Caxambu - Minas Gerais - Consultoria/extensão rural
postado em 24/04/2013

O grupo não se chama cabanha vita e sim CABANHA VIDA

José Oton Prata de Castro

Divino das Laranjeiras - Minas Gerais - Produção de ovinos de corte
postado em 24/04/2013

Parabens aos atores da iniiciativa de fundamental importância para desenvolver a atividade. José Oton Prata de Castro - Presidente da ACCOLM

Octávio Rossi de Morais

Sobral - Ceará - Pesquisa/ensino
postado em 25/04/2013

Sucesso para o empreendimento! Acho fundamental o processo de horizontalização, ou seja, o processo de entrega de leite por parte de produtores e não apenas a utilização do leite da cabanha. Só assim o empreendimento pode crescer e se especializar e o mesmo vale para os produtores. Fazer a produção desde a criação das ovelhas até a venda de produtos é muito desgastante e arriscado e só funciona em casos específicos. Além disso a atividade não se desenvolve como um todo, ficando sempre restrita a nichos muito limitados.

jorge luiz ramella

Lages - Santa Catarina - Produção de ovinos de leite
postado em 25/04/2013

Parabéns ao grupo Cabanha Vita, sob a Coordenação da médica veterinária Aurora Maria Gouveia, coordenadora da Câmara Técnica de Ovinocaprinocultura do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa), da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) pela iniciativa e expectativas.
Por conhecermos o grau de dificuldade  -haja vista que estamos desde o ano de 2002 avaliando a produção e composição do leite ovino-, desejamos êxito na proposta do Grupo Cabanha, não somente para implantação da estrutura, mas, principalmente, por buscar dar uma dimensão comercial para sua solidificação.

Jorge Luiz Ramella
Med. vet. e professor da disciplina de ovinocultura do CAV/UDESC/LAGES-SC

juliana diorio

Itajubá - Minas Gerais - Estudante
postado em 25/04/2013

olá ,
minha familia é de soledade de minas e sempre tive vontade de criar ovinos e penso em fazer um mini frigorifico em minha residencia la em soledade, fico feliz por esse acontecimento, pois me ajudara a realizar esse projeto que quando montado tinha sido frustado pelo pouco incentivo dos criadores!
agora me formando penso em realiza-lo.

Se interessarem em saber como quero realizar essa frigorifico, estou disposta a trocar informações, com os interessados e com Dra Aurora Maria Gouveia.

Alexis Reyes

Punta del Este - Maldonado - Uruguai - Emprendimentos Ovinos/ Carnes e sub produtos
postado em 28/04/2013

Parabems pelo emprendimento!! Nao conheço a realidade deles, mas sao esse tipo de avanços que constroem o caminho de desenvolvimento de todo setor produtivo...aunque no inicio pareçam pequenos.
Juliana Diorio : O teu projeto tambèm..muito Bom!! Nos trabalhamos nesta area da produçao de carne e desarrolhos de emprendimentos ovinos aqui no Uruguai, y estamos iniciando no Brasil tambem. Se Vc gostar de entrar en contato: lambandwine@adinet.com.uy

Debora Façanha

Fortaleza - Ceará - Pesquisa/ensino
postado em 30/04/2013

Gostaria de.saber a raça que esta sendo adotada.

carlos eduardo schmidt

Campos do Jordão - São Paulo - Produção de leite
postado em 10/05/2013

Parabéns à Cabanha Vida encabeçada pela Médica Veterinária Aurora Maria Gouveia.
Belo trabalho desenvolvido e que vêm incrementar a ovinocultura leiteira, ainda insipiente no Brasil.
Cuidamos de introduzir a raça East Friesian no Brasil, abrindo a Associação Brasileira de Criadores de East Friesian , com sede em nossa fazenda de Campos do Jordão.
Fazenda Valle das Fadas, onde temos parte de nosso rebanho puro East Friesian, outra parte está sendo remanejada para outra propriedade na cidade de Tietê - Estado de São Paulo, onde devemos dentro de alguns dias dar início a um processo de divulgação desta espetacular raça, considerada uma das mais leiteiras do mundo.
Podemos atestar pela nossa experiência que têm se adaptado tanto em um clima de extremo frio como o de Campos do Jordão como até mesmo de muito calor e baixa umidade como o de Tietê.
Esta confirmada adaptação nos estimulou a construir um estábulo e sala de ordenha para avançar na criação desta raça em Tietê.SP, onde pretendemos buscar uma legislação específica para queijaria artesanal permitindo a exemplo de algumas poucas  exceções autorização para processamento de queijo utilizando o leite cru., como única forma de manter todas as suas características físico químicas obtendo um queijo de qualidade superior.
Assim gostaria que tanto a dra. Aurora como também os criadores e apaixonados pela atividade entrassem em contato conosco pelo e.mail: carloseduardoschmidt@hotmail.com
ou pelo celular : (11) 9 9628.97365

alfredo dos santos neto

Três Corações - Minas Gerais - Estudante
postado em 19/05/2013

Sou estudante de medicina veterinária em Tres Corações, mas sou natural do paraná e sempre tive contato direto com ovinos, além de gostar muito de sua criação e gostaria de saber se vcs vão necessitar de estagiario ou vão contratar pessoas desta área nesta produção , tenho muito interesse nesta area, inclusive qualidade de leite, e linha de produção de produtos lacteos.  se houver interesse tenho muita vontade de atuar nesta area.
      Contatos e-mail (alfredonetotc@hotmail.com)
      Celular: (35) 84131188.
       Residência em Três Corações -MG.
                                  
                                                Obrigado pela atenção.
                                         
                                                                    Alfred dos Santos Neto.















                                           

















Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade