Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Ministério da Agricultura vai investir R$ 96 milhões na ampliação do sistema sanitário

postado em 31/01/2013

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Ministério da Agricultura vai destinar até R$ 96 milhões, este ano, para ampliação do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), informou o ministro Mendes Ribeiro, ao participar na manhã de ontem (30) no Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. O ministro alertou para a importância da adesão dos municípios ao sistema, que equipara os processos de fiscalização dos estados e municípios aos do serviço federal e agilizar a circulação de produtos dentro do Brasil.

O Suasa já foi implantado no Distrito Federal, no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Minas Gerais e na Bahia. Mais 15 estados e 50 municípios estão em processo de adesão ao sistema, segundo Ribeiro. “A participação de estados e municípios é voluntária, por isso a importância dos prefeitos terem maior conhecimento sobre o tema. O Governo Federal como um todo está empenhado na capacitação técnica de agentes e na destinação de recursos para ampliar o sistema”, afirmou o ministro.

Outro foco este ano refere-se à armazenagem de grãos, a partir da criação do Plano Nacional de Armazenagem. Segundo Mendes, estão previstas duas grandes ações. A primeira é a construção de 100 unidades armazenadoras em seis anos, aumentando em 4,27 milhões de toneladas a capacidade brasileira de estocagem. “Já a outra iniciativa será a criação de um programa de financiamento que atenderá a iniciativa privada, envolvendo obras, equipamentos e a melhoria do parque armazenador já existente”, destacou.

A regionalização das políticas voltadas ao setor agrícola, empreendidas pelo Mapa, além do fomento à produção sustentável também estão entre as prioridades da pasta em 2013. Durante o evento com prefeitos de todo o país, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Mapa orientaram autoridades municipais sobre os processos para avaliação e aprovação de convênios e contratos de repasse.

As informações são da Agência Brasil e Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento (Mapa), adaptadas pela Equipe AgriPoint.  

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade