Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Ministro garante que Brasil preserva o meio ambiente

postado em 01/03/2007

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, o Brasil é uma das nações que mais contribuem no mundo para a preservação ambiental. Ele participou anteontem da abertura do seminário Mudanças Climáticas Globais e seus Efeitos na Agricultura, Recursos Hídricos e Saúde Pública, na sede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em São Paulo.

"A nossa matriz energética é extremamente conservacionista", afirmou, ao destacar o forte emprego de fontes limpas no país, como a hidreletricidade e o álcool. "Portanto, não podemos aceitar que queiram nos responsabilizar pelo aumento da emissão de gases no planeta".

Para ele, os grandes responsáveis pela questão climática são os países desenvolvidos, que agora devem contribuir com os custos das ações de preservação ambiental.

Guedes ainda lembrou que o Brasil é um dos países que mais preservam suas florestas originais. "Temos 69,4% de nossas florestas originais preservadas. Enquanto isso, a Europa só tem 0,3%, a Ásia, 6%, a África, 8%, a América Central, 10% e a América do Norte, 32%", enumerou. Os dados fazem parte de um estudo encomendado pelo ministro à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que tomou como referência para o levantamento um período de oito mil anos.

De acordo com ele, a agricultura nacional também não pode ser apontada como vilã na questão ambiental. "Nos últimos 15 anos, nossa produção mais do que duplicou, enquanto a área plantada cresceu cerca de 25%. Esse aumento resultou dos ganhos de produtividade e não da expansão da área cultivada", comparou.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade