Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

MT: mercado de ovinos ganha força e cooperativa é aberta

postado em 27/06/2011

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Neste mês foi aberta no Mato Grosso a Cooperativa de Ovinocapricultores de Mato Grosso - Pencoop. A entidade será apresentada mais efetivamente na 47ª Expoagro, que acontece entre 7 e 17 de julho, na Acrimat, em Cuiabá. Conforme o presidente da entidade, Celso Penço, a Pencoop pretende associar vários criadores mato-grossenses que atuam nesse ramo de atividade, e já planeja divulgar futuras ações no Estado.

"A ovinocultura está em ótima fase e estima-se expansão da atividade no Estado", disse. A Pencoop foi criada há 15 dias. Sua constituição foi idealizada por um pequeno grupo de criadores que já atuam no interior de Mato Grosso e que pensam em fomentar a ovinocultura e prepará-la para o mercado frigorífico regional, nacional e internacional. Além de fortalecer a demanda da cadeia produtiva de ovinos e caprinos em todo o Estado.

Entre os membros da Pencoop já cadastrados estão: produtores rurais, agrônomos e empresários de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra, Campo Verde, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Rosário Oeste e Sorriso.

Segundo Penço, empresário paulista que há 14 anos atua neste ramo de atividade, a ideia é convidar mais criadores para agregar à cooperativa. "Tem muita gente interessada, de várias regiões do Estado. A cooperativa pretende orientar os produtores de ovinos e caprinos que atuam nos 141 municípios mato-grossenses", explica o empresário, que também é sócio-proprietário do Grupo Emal, do ramo de mineração.

Ele informou que a cooperativa possui 40 cooperados inscritos e ressalta que a cooperativa tem recebido apoio do governo municipal. "O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, já autorizou a doação de um terreno de sete hectares na região do Distrito Industrial para a construção de um frigorífico para o abate de ovinos e caprinos numa área de 74 mil metros quadrados", conta. Penço também comentou que, no local, será construído um escritório que sediará a cooperativa.

O projeto de instalar um frigorífico na capital, pela Pencoop, será divulgado oficialmente na Expoagro. A diretoria da Pencoop é formada por seis pessoas que cuidam da administração. Mensalmente, os diretores se reúnem na sede que fica na Avenida Beira Rio, em Cuiabá. "A sede ainda está em fase de estruturação e também estamos cuidando de toda parte de regularização da cooperativa, para melhor atender os cooperados", explica. Mas, quando pronta, a sede será um disseminador do segmento em Mato Grosso dando força a um mercado em franca expansão.

As informações são do Circuito Mato Grosso, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Octávio Rossi de Morais

Sobral - Ceará - Pesquisa/ensino
postado em 18/07/2011

Excelente iniciativa. Caso queiram posso contribuir com as experiências  (tanto as boas, para vocês se inspirarem, quanto as ruins, para vocês evitarem) que tivemos com a Procordeiro - Cooperativa Mineira de Produtores de Cordeiro. O caminho é esse, mas tem muitos meandros aí.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade