Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Novo tipo de febre aftosa se espalha para Faixa de Gaza

postado em 03/05/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Uma nova cepa de febre aftosa atingiu a Faixa de Gaza e ameaça se espalhar ainda mais depois de ser inicialmente detectada no Egito e na Líbia em fevereiro, disse a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) nesta quarta-feira. A FAO disse que animais doentes foram detectados em 19 de abril em Rafah, cidade que fica na fronteira entre o território palestino costeiro e o Egito.

Uma autoridade do Ministério da Agricultura de Gaza disse que produtores receberam 20 mil doses de vacina para o combate da doença e minimizaram a gravidade do surto.
"O problema surgiu em uma fazenda em Rafah e nós isolamos a fazenda e interrompemos a circulação de animais em toda a Faixa de Gaza", disse Adel Attalah à Reuters. "Recebemos as 20 mil vacinas há uma semana e posso dizer que a maioria dos animais recebeu a vacina", disse ele, acrescentando que seu ministério já tinha acabado com as restrições à movimentação dos animais. "A situação não é preocupante", disse ele.

Carne e leite de animais doentes não são seguros para consumo, não porque a febre aftosa afete os seres humanos, mas porque os alimentos que entram na cadeia alimentar só devem provir de animais conhecidos por serem saudáveis, disse a FAO. A movimentação de animais do Delta do Nilo através da Península do Sinai e para o norte na Faixa de Gaza foi considerada como o maior risco para a propagação da doença em toda a região do Oriente Médio, disse a organização da ONU, sediada em Roma. "Se a febre aftosa for mais fundo no Oriente Médio, pode se espalhar por vastas áreas, ameaçando os países do Golfo - até mesmo do sul e do leste da Europa, e talvez mais além", disse Juan Lubroth, Diretor da FAO Veterinária.

A FAO disse que 40 mil doses de vacina serão disponibilizadas em breve para ovinos e caprinos em Gaza, e que estava negociando com os produtores de vacinas para o caso de a doença se espalhar ainda mais.

As informações são da Reuters, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade