Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

OCDE: inflação dos alimentos ameaça crescimento

postado em 26/01/2011

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A alta dos preços dos alimentos e das commodities ameaça o crescimento econômico global, alertou o secretário-geral da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Angel Gurría. Ele elogiou ideias como a do governo francês, que durante o período de presidência do Grupo das 20 maiores economias do mundo (G-20) deve priorizar a regulação da volatilidade dos preços nos mercados de matérias-primas.

Ele avalia que a imposição de medidas disciplinares por meio de restrições no comércio, buscando garantir os mercados internacionais, pode amortecer a demanda e os choques de oferta em alguns países individualmente. "Os mercados agrícolas sempre foram voláteis, mas, se os governos atuarem juntos, oscilações extremas de preço podem ser mitigadas e os consumidores e produtores vulneráveis serão mais bem protegidos", comentou em comunicado.

Gurría também avisou sobre a necessidade de melhorar os sistemas de informação pública com dados de produção e dos níveis de estoques. "Os mercados de commodities precisam funcionar melhor e de forma mais transparente", disse. O secretário-geral também alertou os países a investirem mais em agricultura, de modo que impulsionem a produção de alimentos para atender as necessidades resultantes do crescimento da população.

Preocupações com a importância da segurança alimentar têm ganhado destaque depois que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) registrou níveis de preço recorde para os alimentos, em dezembro. As cotações estão acima do patamar observado na crise alimentar de 2007/08.

A recente alta dos preços de alimentos causou uma onda de protestos em países norte-africanos que dependem muito das importações. Também colocou em alerta as equipes de governo, por causa da pressão inflacionária tanto em países desenvolvidos quanto em emergentes.

A matéria é de Filipe Domingues, publicada na Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade