Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

OIE pede vacinação massiva contra língua azul em 2008

postado em 22/01/2008

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O diretor da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), Bernard Vallat, disse que é necessária "uma vacinação massiva" dos bovinos e ovinos para evitar uma epidemia de febre catarral, ou doença da língua azul, na Europa, segundo informou a agência de notícias EFE.

Vallat disse em uma conferência de imprensa que é necessário vacinar essas duas espécies sensíveis assim que a vacina estiver disponível, o que significa fazê-lo nos próximos meses antes que a chegada do calor reative o vírus.

Ele disse que existem três laboratórios que têm trabalhado nesta vacina e que ao menos um parece que vai poder fornecer produtos para o vírus que atacou vários países europeus no ano passado. Ele recordou que o foco que afetou a Europa Continental em 2007 chegou em 2006 pela Holanda através de um vetor ainda incerto. Depois de passar inativo durante o inverno, desde a primavera do ano passado houve uma explosão de focos, um fenômeno que corre o risco de ocorrer novamente ou até se amplificar em 2008, segundo a OIE.

A vacinação neste caso não impede a exportação dos animais. Vallat, que fazia balanço das atividades de sua organização, que agrupa 172 países, destacou que o fenômeno da febre catarral na Europa é um exemplo de doenças que estendem sua zona de afecção pelo aquecimento climático, já que no passado, o vírus não conseguia sobreviver ao inverno na Europa.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade