Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

ONU: preços dos alimentos devem continuar altos

postado em 13/10/2009

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Os preços dos alimentos no mercado mundial devem continuar altos e instáveis no médio prazo, e uma repetição do que ocorreu em 2007 e 2008, quando atingiram um pico, é uma possibilidade realista, segundo relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação, na sigla em inglês) divulgado ontem.

De 2006 a 2008, segundo a organização, os preços de alimentos básicos subiram cerca de 60%, enquanto as cotações dos grãos chegaram a duplicar. Com o pico alcançado em meados do ano passado, houve tumultos em alguns países.

Embora tenham registrado um retrocesso, os preços continuam altos e não devem cair para os níveis vistos em 2006, diz o documento, publicado por ocasião de um fórum realizado em Roma, entre ontem e hoje. "As projeções disponíveis de médio e longo prazos (...) indicam que os preços podem ficar acima dos níveis anteriores a 2006 ao menos no médio prazo", diz o texto. Itens como trigo, arroz, oleaginosas e açúcar refinado podem ficar acima desse patamar até 2018.

A alta de preços como a que se viu de 2007 a 2008 é, segundo a FAO, uma "possibilidade realista" e, segundo o especialista e painelista do fórum Homi Kharas, da Brookings Institution, é "quase inevitável". Segundo ele, os fatores que causaram a disparada de preços -como secas, preços instáveis da energia, o câmbio volátil do dólar e a especulação- podem afetar o comportamento dos preços novamente.

As informações são do jornal Folha de S.Paulo, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

lincoln santiago

Belo Horizonte - Minas Gerais - Produção de leite
postado em 13/10/2009

Os precos dos alimentos devem continuar altos. Mas como pode o preco do leite cada vez mais baixo? Este relatorio da ONU é uma tremenda mentira ou uma grande farsa! Esse pessoal da onu devia era tentar produzir leite. Ou ser mais eficiente para distribuir leite em po para os mais necessitados.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade