carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

OPG (ovos por grama): você realiza?

postado em 07/11/2013

11 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O estudante de medicina veterinária e produtor de ovinos Felipe Marciano enviou para o FarmPoint algumas fotos referentes à coleta de fezes de ovinos para exame de OPG (ovos por grama) e visualização de nematoides gastrointestinais no microscópio.

Um dos principais objetivos do OPG é verificar a quantidade de ovos de parasitas presentes nas fezes para o produtor não fazer uso indiscriminado de vermífugos. Além disso, o exame permite verificar o tipo de parasita alojado nos animais, e assim possibilitar uma tratamento mais adequado.







E você produtor? Como realiza a vermifugação nos seus animais? Participe deixando o seu comentário e conte a sua experiência!


Equipe FarmPoint
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

alvaro ortega

Assunção - Central - Paraguai - Instituições governamentais
postado em 07/11/2013

nos fazemos duas vezes ao ano e a vermifugacao preferimos o closantel na atualidade

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Ovinos/Caprinos
postado em 07/11/2013

Nas propriedades que dou assistência sempre faço acompanhamento para verificar a eficiência do principio usado e faço junto com o Famacha.

Vinicius Ribeiro da Silva

Vila Velha - Espírito Santo - Consultoria/extensão rural
postado em 07/11/2013

Associação de famacha e OPG, ha propriedades em que assisto que o intervalo entre vermifugações em todo o rebanho chegou em 4meses. O monitoramento e prevenção é o melhor remédio para os parasitas gastrointestinais.

Rafael Baggio - Médico Veterinário

Curitiba - Paraná - Produção de ovinos de corte
postado em 08/11/2013

Olá amigos do Farmpoint,

Aqui na minha propriedade realizamos Famacha a cada 15-20 dias, seguido de OPG a cada 3-4 meses e Coprocultura 1 vez/ano, temos obtido excelentes resultados no controle das parasitoses.

Com relação aos vermífugos utilizados, nós medicamos o indivíduo e não o rebanho com um único vermífugo. Temos sempre a mão pelo menos 4 opções, atualmente trabalhamos com Levamisol, closantel, doramectina e triclorfone.

OBS: triclorfone é apenas utilizado em casos extremos por ser organofosforado.

Tenho visto excelentes resultados com o monenpantel porém ainda não utilizei em virtude do custo elevado.

Cabe ressaltar que não vejo total êxito no controle de parasitoses apenas com esses métodos, precisamos adotar um correto manejo de pastagens e de lotes nos piquetes.

Gostaria de saber dos amigos do Farmpoint, quais os parasitas mais encontrados em suas respectivas regiões?

Abração

Felipe

Pindamonhangaba - São Paulo - Estudante
postado em 08/11/2013

Boa tarde Rafael Baggio. Bom nos exames obtidos (OPG) tenho encontrado apenas ovos de HAEMONCHUS CONTORTUS. E assim com pastagens rotacionadas. Mas os mais encontrados são esses mesmos aqui na região Sudeste em Piedade S.P. Abraço
Felipe Marciano.

aluizio lanna moreira junior

Rio Casca - Minas Gerais - Produção de ovinos
postado em 09/11/2013

Olá amigos
Já ouvi relatos de uso de vermífugos (ivermectina) no sal mineral de bovinos. Tem fundamento esses relatos? Será que daria certo fazer em ovinos?
Se alguém souber me responder ficarei agradecido.

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Ovinos/Caprinos
postado em 11/11/2013

Aluízio
Pense bem, quando vc oferece um vermifugo constantemente para uma ovelha vc acelera para que os vermes tenham resistência ao princípio e outra coisa aqui na minha região muito poucos rebanhos  usam a ivermectina e acredito que aí não seja diferente, pois os vermes já tem muito resistência a esse princípio .
Vc precisa usar o método Famacha (se acaso não sabe o que é Famacha,procure aqui no site que tem explicação)

Kenner Xavier

Santa Maria - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de corte
postado em 18/11/2013

OPG sim.
FAMACHA e manejo.
Por inesperiência recolhia as ovelhas todas as noites, em três meses  morreu uma ovelha por mês, na última coletei fezes e levei para OPG, infestada de H. Contortus.
Contratirando o que todos os vizinhos fazem de desvermifugar as ovelhas a cada 30 dias, resolvi adotar o FAMACHA, um lote de 30 ovelhas soltas em 5 hectares dá para revisar uma vez por mês, fazer OPG de umas 5 e ser feliz, perdi duas nos últimos 12 meses mas foram os cachorros que mataram, melhor ficar de olho na cerca e na vizinhança.
Tem ovelha que fica 5 meses sem vermifugo, uso cydectim 1ml.
Santa Maria RS.


Francisco Teixeira Lucio

Porto Velho - Rondônia - Ovinos/Caprinos
postado em 16/05/2015

TENHO UM REBANHO COMERCIAL DE 800 CABEÇAS, ESTOU EM ARIQUEMES-RO,  AS OVELHAS FICAM EM PASTAGEM DE BRAQUIARÃO, E OUTRAS GRAMINEAS NATIVAS, ALGUMAS APARECEM COM ALOPSIA (QUEDA DOS PELOS AO REDOR DO OLHO), E COCEIRA NO LOCAL, QUAL O POSSIVEL DIAGNOSTICO E TRATAMENTO? ME AJUDEM POIS ESTOU EM LOCAL EM QUE A OVINOCULTURA É POUCA DESENVOLVIDA, E, SEM PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS. OBRIGADO LUCIO

Felipe

Pindamonhangaba - São Paulo - Estudante
postado em 18/05/2015

Boa tarde Francisco!
Bom, seria melhor identificar a causa mais especificente através de exames complementares. Como, um raspado de pele e exames de sangue.
Mas pelo que você relatou, pode ser um início de fotossensibilidade ou doenças de pele como, dermatofilose ou dermatofitose.
Assim possível diagnóstico através de dos exames. Encaminhado por um Médico Veterinario.
Abraço.

Jaime de Oliveira Filho

Itapetininga - São Paulo - Ovinos/Caprinos
postado em 18/05/2015

Felipe desculpe entrar no assunto mas alguns exames se tornam difíceis de realizar dependendo da região ,mas palpito quase com certeza ser fotossensibilização,vc Francisco precisa fazer pontos de sombra nas pastagens que ajuda muito a não dar esse mal,mas é devido a braquiária mesmo,e é bom tirar os cordeiros da pastagem pois eles são bem mais afetados.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade