Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Paraíba incentiva melhoramento genético de caprinos e ovinos

postado em 21/10/2013

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O investimento na recomposição e melhoramento genético do rebanho de caprinos e ovinos da Paraíba tem incentivado os pequenos produtores e cooperativas do estado. Desde 2011, foram importados 1700 embriões e sêmen de animais para a fertilização artificial.

O Governo do Estado também desenvolveu o Programa Estadual para o Fortalecimento da Caprinocultura, que incluiu ações de fomento da produção e capacitação de pequenos produtores rurais. As atividades ainda contemplaram investimentos na nutrição e melhoramento genético dos rebanhos.

Focado nesta última ação, a Paraíba importou embriões de caprinos da África do Sul, buscando qualificar o rebanho da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) e dos núcleos produtivos em todo o estado. O objetivo é disseminar o melhoramento genético entre os pequenos produtores.

De acordo com o diretor técnico da Emepa, Wandrick Hauss de Souza, a seca reduziu em cerca de 25% o rebanho paraibano, que atualmente é de 825 mil animais. “Nosso esforço é para aperfeiçoar o rebanho, tanto quantitativamente quanto em relação a qualidade dos animais”, explica.

Ainda neste mês, a Emepa deve distribuir, via edital, 93 animais caprinos e ovinos reprodutores para beneficiar as associações produtivas, no sistema de empréstimo. O Governo do Estado também criou, em parceria com a Prefeitura de Gurjão, no Cariri paraibano, um projeto de inseminação artificial para multiplicar o rebanho da região de forma qualificada.

As informações são do Governo da Paraíba, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade