Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Paulo Roberto Campos: como ficam os agricultores?

postado em 19/10/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O leitor do FarmPoint Paulo Roberto Campos (Consultoria/extensão), de São José do Belmonte/PE, enviou um comentário ao artigo "MDA e Incra rebatem dados sobre assentamentos". Abaixo leia a carta na íntegra.

"Infelizmente no nosso país o que importa é o jogo de interesses, principalmente no âmbito político. Ao invés de se fazer reformas para melhorias das práticas já adotadas, procuram derrubar as já iniciadas para que o povo (eleitor) veja o fracasso do gestor atual que não é de acordo com o gestor passado ou oposionistas.

Os números da agricultura familiar são números expressivos e somados aos dos latifúndios ou grandes empresas rurais, fazendo nosso país ser um canteiro produtor de produtos agrícolas e pecuários de grande importância para o mundo e principalmente para o futuro.

Assim sendo, agronegócio é todo negócio da agricultura, seja um molho de coentro ou toneladas de frutas. Enquanto os que se dizem donos da razão brigam por intereses próprios, os demais se individam por falta de um programa novo de assistência técnica que não esbarre na politicagem local, que é consequência da politicagem estadual, que é sombra da polticagem federal.

E assim, como ficam os agricultores?

E quem são agricultores?

Será que quem vive do agronegócio não é agricultor? Ou será que o nome empresário do agronegócio é um status?

Se todos fizerem algo, os que se dizem defensores de seus interesses não terão forças. Mas se aceitarmos tudo como se política fosse time de fotebol e nós torcedores, onde o que importa é o vencedor e não como foi a vitória, continuaremos na mesma coisa. "


Clique aqui para ler mais opiniões sobre este assunto.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade