Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PB: estado estimula criação de caprinos entre agricultores familiares de Umbuzeiro

postado em 23/03/2012

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A região de Umbuzeiro, que tem vocação para a pecuária bovina de corte e leite, agora se prepara para avançar na caprinocultura como mais uma alternativa destinada ao favorecimento da agricultura familiar. É um trabalho que o Governo do Estado está estimulando por meio da Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a partir da tecnologia pesquisada pela Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa).

O planejamento consiste em agregar valores à caprinocultura de leite na região, aproveitando seu grande potencial para a pecuária, existindo a possibilidade de instalação de uma fábrica de produção de queijo. O que tem animado os criadores é justamente a certeza do mercado para o leite, por meio do Programa Leite da Paraíba.

Na segunda-feira (19), um grupo de 15 agricultores familiares das comunidades de Alecrim, Sipaúba de Baixo, Quixaba, Açudinho, Picadas, Dois Riachos, Eráclito e Trapiazinho, conduzidos pelo escritório da Emater em Umbuzeiro e por assessores do escritório regional de Campina Grande, visitaram áreas rurais de Campina Grande, Caturité, Queimadas e Aroeiras para conhecer a criação de caprinos de leite, avicultura alternativa, indústria de fabricação de queijo, barragem subterrânea, o sistema de produção agrícola conhecido como mandala e a criação de peixe em água salgada.

Na perspectiva de avançar com um projeto que contemple a criação de caprinos em Umbuzeiro, na terça-feira (20), os extensionistas da Emater local e uma equipe técnica do Cooperar estiveram na comunidade Alecrim para viabilizar a construção de uma ponte que facilite o escoamento da produção de queijo e de leite da região.

A Emater assumiu o compromisso de criar, em Aroeiras, na Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce - articulado pela Agência das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) - uma área de plantio e irrigação de forrageira para alimentos de caprinos e ovinos. Com o processo, os criadores aprenderão a produzir o alimento de seus rebanhos em suas próprias terras.

As informações são do Governo da Paraíba, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade