Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PB: governo adquire embriões para melhoria genética

postado em 15/03/2010

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca está importando embriões de caprinos e ovinos da África do Sul para melhoria do padrão genético dos rebanhos da Paraíba. Estão sendo empregados R$ 651, 5 mil, na aquisição do material genético das raças Boer, Savana, Alpina Britânica, Saanen, Dorper, Damara. O material será utilizado em animais existentes nas fazendas experimentais de Pendência e Benjamin Maranhão, pertencentes à Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa).

Segundo José Costa, presidente da empresa, a proposta é aumentar o rebanho de animais com qualificação genética especial, que produzam mais leite e maior quantidade de carne. Com a reprodução nas fazendas experimentais, a empresa poderá fazer a difusão da tecnologia de melhoramento genético no Estado, principalmente, na região do Cariri. A expectativa é de que os embriões cheguem à Paraíba até o final deste mês e em setembro ocorram as primeiras parições das cabras e ovelhas inseminadas.

Para comprar o material genético, a Emepa enviou pesquisadores à África do Sul e, quando receber os embriões, pesquisadores sul-africanos virão à Paraíba para ensinar a técnica desenvolvida. A empresa está obtendo recursos para Fortalecimento da Pesquisa Agropecuária da Paraíba, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A reportagem é do PB agora, resumida e adaptada pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Daniel Pimentel Gomes

Fortaleza - Ceará - Produção de caprinos de leite
postado em 16/03/2010

Parabéns. Grande Paraíba! É assim que se age, pois com este programa de embriões, o Nordeste passa a ter um banco de genética de alta linhagem, gerando uma caprinocultura (carne e leite), a real vocação do Nordeste. Que esse exemplo se espalhe em todo o Nordeste, gerando inclusão social, mata fome e a convivência com a seca inteligênte.


Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade