Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PB: produção integrada de leite de cabra

postado em 17/07/2009

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O leite de cabra é potencialmente tido como um produto de inclusão da agricultura familiar no mercado, notadamente, no Nordeste do Brasil, onde a caprinocultura leiteira de base familiar vem se desenvolvendo em larga escala. A Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral/CE) pretende aproveitar o potencial do setor, impulsionando a qualidade do produto. Para isso, implantou, em junho, o Sistema Agropecuário de Produção Integrada (Sapi) de Leite de Cabra, no semiarido nordestino. O projeto piloto funcionará no Cariri paraibano.

O objetivo do Sapi é possibilitar uma produção econômica de alta qualidade, que adota métodos ecologicamente corretos, visando a preservação ambiental e melhorias na saúde humana. Para isso, o sistema vai acompanhar todo o processo de produção, desde o início até a comercialização (monitorando aspectos como condição sanitária, bem-estar animal, entre outros).

O Estado da Paraíba, onde funcionará o projeto piloto, apresenta a maior produção de leite de cabra por dia (22 mil litros). O produto é destinado, na sua maioria, ao abastecimento de programas governamentais. Com a implantação do Sapi, a expectativa é duplicar essa produção.

A pesquisadora da Embrapa Caprinos, Léa Chapaval, destaca algumas das vantagens do sistema. "Os consumidores poderão obter sempre alimentos sadios. A cadeia de supermercados terá informações sobre o produto e o produtor irá fornecer um produto diferenciado ao mercado".

As informações são do Programa Prosa Rural da Embrapa, resumidas e adaptadas pela equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2022 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade