Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PE: APL pode mudar realidade da ovinocaprinocultura

postado em 04/06/2008

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O Arranjo Produtivo Local (APL), desenvolvido pela Prefeitura de Lagoa Grande (PE) em convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia e parceiros pode mudar a realidade da caprinovinocultura no município.

Lagoa Grande conta hoje com um rebanho de 80.000 cabeças de caprinos e ovinos. Segundo a Secretaria de Agricultura, a produtividade média é de apenas 15 a 20 kg/ha/ano. Os resultados alcançados em carne, leite e pele, estão muito baixos, levando os criadores a obter baixo rendimento.

O APL viabilizará ao pequeno produtor as modernas técnicas de produção e comercialização dos produtos que garantem a sustentabilidade da cadeia produtiva da caprinovinocultura. Para isso está realizando estudos para identificar, sistematizar e valorizar as experiências locais e regionais bem sucedidas, para replicá-las e adaptá-las, quando necessário, através de experiências participativas.

Segundo o prefeito, Robson Amorim, uma das causas que impedem o desenvolvimento do setor é a falta de informação e capacitação. "Entre os fatores que dificultam o avanço da atividade está a falta de assistência técnica para o manejo da produção, além da ausência de processos de capacitação e treinamento para os caprinovinocultores", confirmou.

Ele informou ainda que toda produção é consumida no município, mas mesmo assim não atende plenamente a demanda. E um dos fatores que levam a isso, é de ordem cultural, devido à tradição de só comercializar seus caprinos e ovinos apenas nos momentos de necessidades. A criação, portanto, é uma reserva de patrimônio, uma espécie de poupança.

As informações são da assessoria de imprensa.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

Paulo José Theophilo Gertner

Lauro de Freitas - Bahia - Médico Veterinário
postado em 06/06/2008

Trabalhei nesta região na Faz.Garças, criador de Caprinos Boer e ovinos Dorper, com os mais altos níveis tecnológicos e sem duvida a região possue todos os elementos edafo-climáticos propícios a ser um grande produtor de pequenos ruminantes.

Parabéns. Iniciativas como estas de homens de coragem é que mostram as verdadeiras potencialidades do Nordeste Brasileiro.
Inté....

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade