Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PE: caprinocultor desenvolve sabonete de leite de cabra

postado em 05/09/2006

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Para dar destino ao leite de cabra produzido na propriedade de dez hectares em São José do Egito (PE), o sertanejo Antonio José de Lima desenvolveu um sabonete de leite de cabra. E há versões diferenciadas: associados a argila na versão esfoliante; com mamão e maracujá na versão emoliente para retirar manchas e suavizar a pele; e com adição de erva doce, que garante odor agradável durante e após o uso.

Desde 2002 sua produção artesanal, que registrou com o nome de Boticabra, é de cerca de 500 sabonetes por semana, vendidos a um preço final de R$ 3 nas cidades de Petrolina, no sertão do São Francisco; em Gravatá, na zona do agreste pernambucano; e no conhecido Mercado de São José, no Recife.

De olho no preço do sabonete artesanal, Lima nem pensa em buscar a produção em larga escala. O valor do sabonete artesanal de leite de cabra é, em média, três vezes superior aos produtos feitos em série pelas grandes fábricas nacionais e internacionais.

"O foco do nosso produto é restrito aos que optam pela qualidade de um sabonete feito em condições especiais, ao contrário das marcas disponibilizadas em grande quantidade. Estamos agregando valor a uma cultura regional das mais tradicionais, dentro de um conceito de artesanato e de pequena ou microempresa. A diferença é exatamente essa. O charme do produto resulta da forma como é fabricado e de suas características, partindo de uma região sertaneja rica em biodiversidade", destacou em reportagem de Ângelo Castelo Branco para a Gazeta Mercantil.

Ele vai apresentar um trabalho durante o 7º Agrobode ou Encontro do Agronegócio da Caprinovinocultura do Vale do São Francisco, na próxima sexta-feira, no Centro de Convenções de Petrolina. O objetivo é ensinar aos criadores como se fabricam sabonetes com leite de cabra, durante uma oficina.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2014 AgriPoint Consultoria Ltda. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade