Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

PE: Leite de Todos tem aumento de cota por produtor

postado em 16/08/2010

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

O aumento da cota do leite de cabra por criador dentro do Programa do Leite de Todos é um pleito do Governo do Estado junto ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A afirmação foi do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, ao visitar as instalações do Laticínio Ipojuca, em Arcoverde - PE, que vai passar dos atuais 1,7 mil para 2,7 mil litros de leite de cabra processados por dia para o Programa.

O Lacticínio, que tem o mesmo nome do Distrito de Arcoverde, chamado Ipojuca, atende a 63 associações que distribuem gratuitamente 5,6 mil litros de leite de cabra e de vaca por dia à famílias carentes de 14 municípios - Vertentes, Pesqueira, Arcoverde, Buíque, Ibimirim, Petrolândia, Jatobá, Tacaratú, Betânia, Flores, Calumbi, Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde.

"A melhoria da qualidade genética do rebanho pernambucano vem aumentando a produção do leite de cabra em regiões como a de Arcovede, justificando o aumento da cota dos atuais 17 litros por produtor para 30 litros", avalia o secretário, acrescentando que o assunto foi adiantado pelos gestores dos programas do leite do Nordeste, em recente encontro no Recife. "A proposta será encaminhada ao MDS e o Governo do Estado apoia essa demanda com aumento da contrapartida do Tesouro Estadual", diz Ranilson Ramos.

O Laticínio Ipojuca, de acordo com o gerente, Luciano de Brito, trabalha com os cooperados da Acovipa (Associação dos Caprinovinocultores do Vale do Ipojuca) e relata que os produtores anseiam pelo aumento da cota do leite de cabra. "Esse é um programa que atende a toda a cadeia produtiva do leite e muito gratificando quando chegamos nas comunidades para fazer a entrega às associações e observamos a alegria das famílias que esperam pela distribuição de leite todos os dias", salientou.

O pequeno produtor, Antônio Alberto Cavalcanti Filho, tem 12 matrizes de caprinos e entrega 17 litros por dia. "Se tivermos uma cota maior vamos comprar mais matrizes para produzir mais", falou o presidente da Acovipa e também criador Antônio Cavalcanti.

Leite de Todos

O Programa Leite de Todos atende diariamente a 95 mil famílias com um litro de leite cada uma em 129 municípios pernambucanos. São beneficiários do Programa crianças de zero a seis anos, gestantes, lactantes e idosos. Todos estão em situação de risco nutricional.

As informações são da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de PE, resumidas e adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade