carregando...
Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Pesquisa acadêmica gera energia a partir de dejetos de ovinos

postado em 22/09/2014

3 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A engenheira ambiental Nailce Aparecida Dorneles Vieira realizou uma pesquisa inédita em Venâncio Aires e região. Ela graduou-se em agosto deste ano e enquanto estava no penúltimo semestre teve como objetivo de estudo em uma disciplina avaliar a geração de biogás em escala laboratorial com dejetos de ovelhas. O experimento foi em conjunto com a também engenheira, Taiana da Costa.



As amostras foram recolhidas da Cabanha Chanfro Negro em Venâncio Aires que funciona desde 2006 com a criação dos animais. De acordo com Nailce, na conclusão foi possível perceber que o biogás tem potencial elevado oriundo de dejetos ovinos. No experimento, o material foi rodado em equipamentos de laboratório por 52 dias.

Segundo ela, o gás metano, que é essencial para mostrar o potencial de energia do biogás, se manteve constante. O pico maior de produção do elemento químico foi entre o 13° e 17° dia. “Isso é ecologicamente viável e sugerimos como fator de sustentabilidade do próprio negócio. Quem lidar com ovinos pode colocar biodigestor e reverter em insumo. Não esperávamos esse resultado tão satisfatório”. Nailce ainda explica que o biogás se forma por meio de bactérias do sistema anaeróbico dentro dos reatores sem a presença de ar.

Um dos fatores que contribuiu para o resultado positivo foi o fato dos ovinos já terem bactérias anaeróbicas no trato digestivo. “Para muitos, os dejetos são lixo, mas nós engenheiros tratamos isso como insumo nobre com potencial de energia elevado”. Na prática, aqueles que são produtores de ovinos, podem colocar na propriedade um biodigestor, explica Nailce. Se for para fins domésticos não é necessário purificador. No entanto, o equipamento necessita ser projetado por engenheiros ambientais ou químicos.

As informações são da Folha do Mate, adaptadas pela Equipe FarmPoint.
 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Comentários

Eduardo Inojosa

Pirassununga - São Paulo - Estudante
postado em 29/09/2014

bom dia ! muito interessante a pesquisa !
onde encontro esse trabalho completo sobre a geração de bioenergia ?  

Eugênio Rodrigues da Silva

Natal - Rio Grande do Norte - Produção de ovinos de corte
postado em 29/09/2014

Boa tarde,
Sempre pensei em instalar um biodigestor para o consumo de gás na fazenda. Gostaria de conhecer maiores informações sobre o trabalho.
Desde já parabéns pela iniciativa do assunto pesquisado.

Joel Stocker

Pelotas - Rio Grande do Sul - Produção de ovinos de corte
postado em 30/09/2014

Boa tarde,
Este tipo de pesquisa é de suma importância, pois impacta diretamente na sustentabilidade da ovinocultura. Também gostaria de mais informações sobre o projeto do biodigestor e sobre seu funcionamento.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2019 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade