Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Pesquisa aponta controle natural de parasita

postado em 06/02/2008

2 comentários
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Um os principais problemas sanitários na criação de ovinos, os vermes Haemonchus, já podem ser controlados naturalmente, segundo pesquisas realizadas no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). O tratamento, feito à base de tanino extraído da árvore acácia negra (Acacia mollissima), demonstrou ser eficiente contra ovos parasita.

O veterinário e pesquisador do Iapar, Alessandro Minho, disse que o verme já adquiriu resistência à maioria dos princípios ativos desenvolvidos em laboratório. "Como é um verme hematófago, ou seja, que se alimenta de sangue, em uma grande infestação o cordeiro pode perder 40 mililitros de sangue/dia, volume significativo para um ruminante de pequeno porte", ressaltou.

O tipo de tanino utilizado no tratamento é o condensado, extraído da acácia negra, mas pode ser retirado também do sorgo. Segundo Minho, o tanino diminuiu significativamente o número de ovos dos vermes nas fezes dos animais, reduzindo, por conseqüência, a contaminação nas pastagens.

De acordo com ele, o extrato de tanino é dado aos animais no cocho, misturado com melaço, para aumentar sua palatabilidade. Este extrato diminui entre 20% e 80% a quantidade de ovos dentro do ovino, conforme o tempo de ingestão, a faixa etária do animal e o tipo de verme.

As informações são de Luiz Gallo, do jornal O Estado de S. Paulo.

Avalie esse conteúdo: (4 estrelas)

Comentários

WHERBSTER MARTINS CONDE

Campina Grande - Paraiba - servidor público federal (crio ovinos:corte/exposi
postado em 10/02/2008

Gostaria de saber como adquirir esta planta ou sementes para o plantio (Acacia Negra - Acacia Mollissima) tão importante para o controle destes vermes Haemonchus, que tanto prejudica a saúde e o desenvolvimento dos cordeiros e os ovinos de modo geral.E se também pode ser plantada no semi-árido do Nordeste.

MARCUS

Jataí - Goiás - Estudante
postado em 21/05/2010

Gostaria de saber se este tipo de tanino nao é considerado fator antinutriconal para animais ruminantes de pequenos porte, assim como é para os bovinos.

Sem mais, grato.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2024 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade