Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Pesquisa aponta manejo para obter mais produção

postado em 09/07/2007

1 comentário
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

Para aumentar a produtividade, os criadores de ovinos e caprinos de Fortaleza devem utilizar o capim tanzânia e a irrigação. O novo manejo foi pesquisado pelo mestre em zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Roberto Cláudio Fernandes Franco Pompeu.

O trabalho foi desenvolvido de agosto a dezembro de 2004 e financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Banco do Nordeste, com um orçamento estimado em R$ 35 mil. Pompeu foi premiado pela Sociedade Brasileira de Zootecnia como a melhor dissertação de mestrado do país.

A pesquisa com os ovinos delimitou o peso ideal, o trabalho a ser realizado nas áreas de manejo e a irrigação necessária para manter o nível de desenvolvimento da produção. Segundo Pompeu, o uso do pastejo sob lotação rotativa tem propiciado melhor utilização da forragem e o aumento da capacidade de suporte do pasto, obtendo-se também elevado rendimento de produto animal por área observada.

Segundo reportagem do Diário do Nordeste, os resultados demonstraram grande potencial de produção em áreas irrigadas em relação às regiões Sudeste e Sul, associado à elevada incidência anual de radiação solar, à pequena amplitude térmica anual e à baixa incidência de pragas e doenças. "Ou seja, temos um potencial melhor do que o registrado nas demais regiões do país", observou Pompeu.

Avalie esse conteúdo: (3 estrelas)

Comentários

Marcelo Marcondes de Godoy

Ceres - Goiás - Pesquisa/ensino
postado em 09/07/2007

Realmente é de trabalhos assim que estamos precisando dentro da cadeia produtiva da ovinocultura para que a mesma possa alvancar ainda mais no Brasil, principalmente com pesquisas concentradas em sistemas produtivos regionais.

Parabéns pela pesquisa.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe FarmPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Copyright © 2000 - 2020 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade